Agradecimentos marcam despedida do PGJ Fábio Trajano em reunião do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG)
Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina encerra biênio 2023-2025 com agradecimentos e reconhecimento de colegas do CNPG.
Na manhã desta quarta-feira (09/04), o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG) realizou a 3ª Reunião Ordinária de 2025, em Brasília, e parte dela foi dedicada a agradecimentos em razão de ter sido a última com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano, que ficou no cargo no biênio 2023-2025.
A reunião aconteceu de forma híbrida e Trajano participou por videoconferência. Em sua manifestação, o PGJ fez um agradecimento aos colegas do Colegiado e também desejou sucesso à futura Procuradora-Geral de Justiça do MPSC, Vanessa Cavallazzi, que assumirá o cargo para o biênio 2025-2027.
"Não poderia, nesta última reunião, deixar de expressar o meu sentimento de gratidão a todos os amigos do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais e agradecer o aprendizado que tive a oportunidade de ter com cada um de vocês. Me sinto extremamente realizado e feliz por poder estar à frente do nosso Ministério Público de Santa Catarina por dois anos. Cumprimos aqui a nossa missão, deixando muitas entregas. Desejo todo o sucesso à Doutora Vanessa Cavallazzi e que o nosso Ministério Público continue trilhando o caminho do fortalecimento e do êxito", disse, informando que atuará na Procuradoria de Direitos Difusos do MPSC.
Presidente do CNPG destaca atuação
O presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Georges Seigneur, prestou a sua homenagem: "Grande Doutor Fábio Trajano! Uma pessoa muito querida por todos nós, sempre foi um grande amigo, um grande parceiro deste Colegiado, uma pessoa sempre disposta a atuar, sempre trazendo os problemas locais e discutindo soluções com todos nós. Mostrou a forma de atuação de uma Procuradoria-Geral de Justiça atuante como é de um Ministério Público tão forte como o Ministério Público de Santa Catarina. Enfim, ganhamos um amigo", assinalou.
Presente na reunião, o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e Ex-Procurador-Geral de Justiça catarinense, Fernando da Silva Comin, afirmou que Trajano desenvolveu ações com importantes resultados para a sociedade catarinense.
"Amigo de longa data e que fez uma gestão memorável nesses dois anos. Deixou grandes legados, deu sequência a projetos importantes da nossa gestão, desenvolveu outros projetos que iniciaram na sua própria gestão, mas, acima de tudo, trouxe importantes resultados para a sociedade do nosso Estado de Santa Catarina", relatou Comin, elogiando também o trabalho de Trajano no CNPG.
Apoio para reverter suspensão da parceria entre a PRF e o GAECO
Na reunião de despedida, Trajano levou também ao CNPG a sua preocupação quanto ao cancelamento da parceria entre a Polícia Rodoviária Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que aconteceu em março em razão de uma determinação do Ministério da Justiça. Conforme Trajano, o presidente do CNPG está articulando iniciativas junto ao Ministério da Justiça para que seja ajustada essa situação.