O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) se reunirá nesta quinta-feira (30/5), às 14 horas, com órgãos públicos e entidades da sociedade civil de Florianópolis para discutir e planejar estratégias de prevenção e de combate às ocupações irregulares na cidade. O encontro ocorrerá no primeiro andar do Centro Executivo Casa do Barão, em Florianópolis.

A reunião foi convocada após a instauração de um inquérito civil e a criação de uma força-tarefa para diagnosticar as ocupações irregulares de Florianópolis, mapeando as áreas ocupadas para a realização de ações de combate à situação. "Vamos diagnosticar o quantitativo de pessoas que atualmente habitam esses locais insalubres e mesmo perigosos, sem qualquer infraestrutura e à mercê de condições meteorológicas e fenômenos naturais que podem vir a causar tragédias, como a mídia tem recorrentemente noticiado em outras cidades Brasil afora", comenta o Promotor de Justiça Daniel Paladino, titular da 30ª Promotoria de Justiça da capital, que instaurou o inquérito e que conduzirá a reunião. 

Durante o encontro, a Prefeitura de Florianópolis fará uma exposição sobre os programas habitacionais já existentes no município. Também irão participar representantes da Câmara de Vereadores, das Polícias Civil e Militar, da Defensoria Pública, do FloripAmanhã, do Instituto Floripa Sustentável, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL), da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), do Conselho Comunitário de Segurança do Centro (CONSEG) e das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e da Educação. 

A reunião será fechada, mas a imprensa poderá fazer imagens no início do encontro. Ao final da reunião, os Promotores de Justiça estarão à disposição para conceder entrevista. 

SERVIÇO

O quê? Reunião ampliada para discutir ações e estratégias de prevenção e de combate às ocupações irregulares na cidade

Quando? Quinta-feira (30/5), a partir das 14h

Onde?  1º andar do Centro Executivo Casa do Barão, na rua Bocaiúva, 1750, em Florianópolis