Na manhã desta quarta-feira, o Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer falou sobre compliance como ferramenta de gestão. Ziesemer destacou a importância do compliance tanto para o setor público quanto para o privado. Ele enfatizou que a implementação de programas e sistemas de compliance contribui significativamente para a melhoria da gestão corporativa, resultando em ganhos expressivos para a atividade-fim das organizações.
O Promotor de Justiça relatou que, no setor privado, o compliance tem se tornado um diferencial competitivo no mercado, enquanto no setor público ele promove políticas públicas mais eficientes. "A adoção de práticas de compliance está se tornando cada vez mais obrigatória em ambos os setores, sendo fundamental que os gestores públicos se familiarizem com essas práticas para garantir uma administração mais transparente e eficaz", disse.
Ziesemer destacou que o compliance é uma ferramenta imprescindível para a modernização e eficiência da gestão, seja no âmbito privado ou no público, proporcionando benefícios tangíveis para a sociedade e o mercado.
Summit Cidades 2024
O Summit Cidades conta com a parceria institucional do MPSC, promovendo debates sobre temas relativos à gestão das cidades brasileiras, com a participação de entidades do setor público, profissionais da área de empreendedorismo e acadêmicos.
Na segunda-feira (24/6), aconteceram palestras do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, sobre o papel do Ministério Público nas mudanças climáticas. O ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSC e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Fernando da Silva Comin falou sobre o papel do Ministério Público na construção de cidades inteligentes e resilientes. Na terça-feira (25/6), Comin e os Promotores de Justiça Analú Librelato Longo, João Luiz de Carvalho Botega abordaram o tema "O que a paz nas escolas tem a ver com cidades resilientes, pelas lentes do Ministério Público".