Post

O aperto de mãos entre o brasileiro Yuri e o nigeriano Lawal, diante dos colegas do sexto ano da escola Fidélis Antônio Fantin, em Videira, resumiu os ensinamentos transmitidos à turma pelo Promotor de Justiça Diego Bertoldi. Durante uma hora, os alunos aprenderam sobre respeito, compreensão e acolhimento, em mais uma palestra do Programa Cultivando Atitudes - iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que reforça os valores éticos e morais nas escolas.

"A construção de uma cultura de paz começa com cada um de nós, e a educação é a ferramenta mais poderosa para essa transformação. Com boas atitudes, é possível vivermos em uma sociedade mais justa e fraterna, e isso é bom para todos. Juntos, podemos buscar um futuro melhor", disse o Promotor de Justiça.


Post

Ele também explicou a função do MPSC, falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e reforçou a importância de valorizar os idosos, preservar o meio ambiente, cuidar dos animais, evitar conflitos e não furar filas. "Essas atitudes favorecem a todos, e ninguém sai perdendo", frisou.

Cada estudante recebeu um kit do projeto Cultivando Atitudes, com mochila ecológica, estojo, marca-páginas, folders com informações sobre o programa e lápis com sementes para serem plantadas. "Uma pequena semente pode se transformar em uma grande árvore, assim como atitudes simples têm o poder de mudar toda uma sociedade para melhor", concluiu o Promotor de Justiça.


Post

Os alunos plantaram as sementes em uma bandeja preparada pela diretora Luzia Da Soler Di Domenico e levarão as mudas para casa assim que germinarem. "Agradecemos ao Ministério Público por essa parceria. A palestra ajudou a disseminar qualidades que precisam ser desenvolvidas, como bons hábitos e atitudes corretas" , disse a diretora.

Os lápis do programa Cultivando Atitudes têm várias cores e trazem reflexões sobre bullying, violência e pirataria. Um deles traz a frase "a mudança do mundo passa por mim".

Como participar

As escolas interessadas em receber o programa devem entrar em contato com as Promotorias de Justiça locais e agendar dia e horário. O Cultivando Atitudes é organizado pelo Grupo de Valorização à Cidadania e à Ética (GVEC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O objetivo é promover a interação entre a instituição e os estudantes, com debates sobre assuntos do cotidiano, como o respeito às leis e o combate aos crimes. O programa foi criado em 2018 e já alcançou cerca de 24 mil alunos catarinenses.