A Justiça acolheu integralmente a denúncia feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou o responsável por matar um dentista em Fraiburgo no ano passado. Os crimes de latrocínio e posse de drogas para consumo próprio foram reconhecidos e a pena foi fixada em 30 anos de reclusão em regime inicial fechado. O réu também terá que prestar serviços comunitários durante quatro meses, além de pagar 14 dias-multa.

A Promotora de Justiça Fernanda Morales Justino diz que a condenação é uma resposta positiva para os catarinenses. "Construímos a denúncia com base nas provas colhidas ao longo da investigação e a Justiça reconheceu a brutalidade do crime e sentenciou o réu à pena máxima prevista para o crime de latrocínio, para alívio de todos que acompanharam os fatos com perplexidade", diz ela.

O crime aconteceu na madrugada de 16 de setembro do ano passado. O dentista recebeu Leonardo Matheus Proencio em seu apartamento para um jantar e já estava deitado quando foi atacado com um canivete. Os golpes o atingiram no pescoço, no rosto, no tórax, no abdômen, no braço e nas mãos, provocando a sua morte.

O réu deixou o prédio pela manhã com o carro da vítima, levando dinheiro em espécie, equipamentos eletrônicos, instrumentos odontológicos e objetos pessoais, avaliados em R$ 31 mil. Ele também decepou um dedo indicador do dentista para fazer um saque de R$ 2 mil em uma agência bancária pelo sistema biométrico.

O automóvel foi identificado no início daquela tarde, em Ibirama, a 190 quilômetros de Fraiburgo, e Leonardo foi preso em flagrante com os objetos roubados, o dinheiro, o canivete, um cigarro de maconha e o dedo da vítima enrolado em um guardanapo.

O réu confessou o crime no momento da prisão e, posteriormente, em juízo. Segundo a sentença, "as provas produzidas confirmam os fatos narrados na denúncia, no sentido de que o réu ingressou no apartamento da vítima com evidente ânimo de subtrair seus bens e, para efetivar seu intento criminoso, ceifou a vida dela". Cabe recurso da decisão.