Evento promovido pelo programa "Educando Cidadãos", do MPSC, e pela Controladoria-Geral da ALESC destaca a importância da formação ética e da participação social na construção de um estado mais íntegro. Com homenagens e presença de estudantes, a programação reforça o papel da cidadania ativa na transformação da sociedade.
A Semana Estadual de Combate à Corrupção
A Lei Estadual n. 19.050/2024 prevê que durante a Semana Estadual de Combate à Corrupção instituições públicas promoverão uma série de atividades como palestras, debates e campanhas, em parceria com entidades privadas. Entre os objetivos estão aproximar o poder público da sociedade, divulgar o papel do cidadão no enfrentamento à corrupção, apresentar medidas práticas de combate, incentivar a cidadania e a interação política, além de mobilizar comunidades escolares da rede pública estadual em ações educativas voltadas ao tema. A lei prevê, ainda, que o Dia Estadual de Combate à Corrupção deve ser celebrado em 27 de agosto.
Nesta terça-feira (26), às 17h, na ALESC, haverá uma palestra com o Professor Clóvis de Barros Filho. O foco da palestra será despertar a consciência crítica dos participantes sobre o papel individual na prevenção e no combate à corrupção, promovendo valores éticos e atitudes responsáveis no cotidiano pessoal, profissional e social.
Na sequência da programação do dia 26, receberá o título de Amigo do Educando Cidadãos a Procuradora-Geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi. Na quarta-feira, dia 27, às 14h, será realizado um painel com palestrantes convidados e parceiros do programa e na quinta-feira, dia 28, também às 14h, haverá uma feira da rede de controle na ALESC, com a participação de órgãos.
O Educando Cidadãos
O programa "Educando Cidadãos" é uma iniciativa catarinense que busca promover uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável no combate à corrupção. Foi lançado em maio de 2024 e conta com 61 apoiadores engajados, entre órgãos e entidades parceiras. O MPSC aderiu ao programa em abril deste ano.