Post

Em mais uma iniciativa de aproximação com as universidades, o Programa Educando Cidadãos realizou uma formação com colaboradores técnico-administrativos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A ação contou com a participação de 135 profissionais, na quinta-feira (21), para fomentar o combate à corrupção.

A formação ocorreu de forma online e foi ministrada pelo Coordenador do Programa Educando Cidadãos no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto. O encontro teve o objetivo de abordar o papel da educação como instrumento de transformação social.

O Coordenador apresentou um panorama abrangente sobre o Educando Cidadãos, destacando seus objetivos, fundamentos e impactos, proporcionando aos participantes uma visão mais ampla da iniciativa.

A professora da Univali, Luciana Merlin Bervian, participou como mediadora e apresentou as ações do Programa Educando Cidadãos na Univali, por meio do Projeto "Educar, Inspirar, Transformar: Univali Cidadã". "Esse projeto, vinculado ao Programa de Compliance, tem como propósito promover a cultura da integridade na instituição e reforçar o papel da universidade como agente de cidadania na sociedade, reafirmando seu compromisso permanente com a formação ética e responsável", explicou.

O encontro integrou a programação do Conecta, Programa de Trilhas Formativas Administrativas da Fundação Univali, que visa ao desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais por meio de treinamentos remotos. Segundo a Univali, a iniciativa busca, de forma contínua, contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, fortalecendo sua formação integral e ampliando os impactos positivos dentro e fora da Universidade.

Sobre o Educando Cidadãos

O Programa Educando Cidadãos é uma iniciativa catarinense que busca promover uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável, no combate à corrupção. Foi lançado em maio de 2024 e conta com 62 apoiadores engajados, entre órgãos e entidades parceiras. O MPSC aderiu ao programa em maio deste ano.