Estado deve promover ativação de leitos de UTI já habilitados em Lages
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve medida liminar para determinar que o Estado promova o funcionamento efetivo de nove leitos de UTI para pacientes com covid-19 no Hospital Tereza Ramos, de Lages, já habilitados pelo Ministério da Saúde, com contratação de equipe multiprofissional, equipamentos, aparelhamentos, medicamentos, insumos e todos os materiais que se fizerem necessários.
A decisão judicial atendeu a um pedido da 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages e determina, ainda, que o Estado divulgue o número exato de leitos em funcionamento na região para pacientes com covid-19, considerando apenas os leitos aptos para recebimento imediato de paciente, para real aferição da classificação de risco da região.
Na ação, o Promotor de Justiça Carlos Renato Silvy Teive relata que, embora habilitados e instalados com os equipamentos necessários (respiradores), os leitos ainda não estão em pleno funcionamento, pois a aquisição de instrumentais e a contratação de profissionais seguem pendentes.
Destaca, ainda, que, mesmo não estando em funcionamento - mas tão somente habilitados e instalados -, o Estado tem contabilizado os nove leitos de UTI como disponíveis no sistema de regulação de vagas. "Tal falto, além de gerar uma impressão equivocada da realidade, implica alteração na classificação de risco da região", alerta o Promotor de Justiça.
Sustentou, na ação, que, embora a atuação do ente federado estadual nessa frente possa contar com recursos adicionais da União, com estruturas previamente estabelecidas nos municípios e mesmo com o recurso à requisição de bens e serviços da iniciativa privada, recaem sobre ele o protagonismo e a responsabilidade pela gestão da capacidade hospitalar atinente à terapia intensiva.
A medida liminar pleiteada pelo Ministério Público foi deferida pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Lages, com prazo de 48 horas para seu cumprimento. Caso não atenda ao comando judicial, os valores necessários para a efetiva implantação dos leitos deverão ser sequestrados das contas do Estado de Santa Catarina. A decisão é passível de recurso. (Ação n. 5011683-85.2020.8.24.0039)
Últimas notícias
14/07/2026Denunciado pelo MPSC por violência doméstica, roubo e ameaça é condenado a mais de 13 anos de prisão em Modelo, no Oeste
13/07/2026Nova sede das Promotorias de Justiça de Indaial é inaugurada pelo MPSC para ampliar atendimento à população
13/07/2026No Extremo Oeste, Coordenação Regional do NEAVIT faz visita institucional à DPCAMI
13/07/2026MPSC em Ação destaca atuação do Ministério Público na proteção do meio ambiente
13/07/2026Tribunal do Júri acolhe tese do MPSC e condena homem a 15 anos de prisão por ataque com facão em Catanduvas
13/07/2026MPSC promove primeira edição de seminário para debater direitos da população LGBTQIAPN+
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste