Estrutura da Casa Rosa é monitorada por técnicos
eventuais instabilidades em sua estrutura e paredes.
Com vestígios históricos do século XIX, a Casa Rosa, em Florianópolis, foi monitorada nos meses de maio e junho para verificar eventuais instabilidades em sua estrutura e paredes. A conclusão dos técnicos é deque não há nenhum problema. Localizada na rua Bocaiúva, no terreno onde está sendo construído um novo prédio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) , a Casa foi monitorada por causa do processo de escavação e fundação da nova construção.
A casa tem arquitetura colonial açoriana com elementos do neoclássico imperial. Sua importância histórica é reconhecida pelo Estado através do tombamento da edificação, em 1986. O MPSC pretende tornar a Casa um espaço de interação com a sociedade.
O monitoramento vai acontecer ao menos uma vez por mês, por seis meses consecutivos. Em maio e junho, profissionais de topografia e técnicos em agrimensura, responsáveis pela obra de restauro da Casa, executaram os monitoramentos utilizando um aparelho de alta precisão, chamado de nível eletrônico topográfico da Marca Phenix, modelo DSZ-3 (C32), autonivelante, com leitura direta e com precisão de 2mm por km, ideal para esse tipo de procedimento. O equipamento mede a diferença de nível entre um ponto e outro.
"Primeiro é feita a leitura de um ponto de controle fixado em uma edificação vizinha, que não sofre interferência da obra executada neste terreno adotado como referência. Depois, esse valor de cota é transferido para a Casa e comparado com os pontos dentro e fora dela. Se houver diferença entre a primeira medição e as medições posteriores, é porque houve movimentação", explica o engenheiro Ricardo Ilário Moretto.
Por ser uma construção antiga, a Casa Rosa passou também por outros procedimentos que visam protegê-la, como exemplo, o processo de escoramento das paredes, técnica usada para preservar a estrutura da casa antes da restauração. Nessa etapa vigas, tábuas e parafusos foram fixados nas paredes para proteger a estrutura durante a construção da nova sede do MPSC.
Confira a série, em vídeo, sobre o processo de restauração da Casa Rosa
O processo de restauração da Casa Rosa, propriamente dito, só começará depois que as obras de construção do novo prédio não ofereçam mais impacto no solo. Todas as etapas estão sendo estudadas por uma equipe de engenheiros e arquitetos especializados em recuperação de patrimônios. Na próxima fase de restauro, a técnica antiga de construções será mantida. Os tijolos serão levantados com argila, como era feito há 200 anos.
Assista ao vídeo que explica o projeto de restauração da casa:
Últimas notícias
20/04/2026NEAVIT de Lages expande atuação apoiando ações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
20/04/2026Mais de 270 candidatos concluem segunda etapa do Concurso de Ingresso na Carreira
17/04/2026Em Concórdia, MPSC requisita instauração de inquérito policial sobre possível situação de maus-tratos a animais
17/04/2026Em audiência pública, Ministério Público e entidades de defesa do consumidor criticam proposta de mudança em norma da ANAC
17/04/2026Mãe e padrasto são condenados, cada um, a mais de 65 anos de prisão por estupro de vulnerável e outros crimes no Vale do Rio Tijucas
17/04/2026Promotores do MPSC participam de seminário sobre combate à violência contra as mulheres na Penitenciária Sul, em Criciúma
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste