Um novo comboio da Força-Tarefa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) partiu para o Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira (21/5). Esta é a quarta viagem de ajuda humanitária em apoio aos atingidos pela catástrofe. Nas últimas semanas, os comboios integrados por servidores e Policiais Militares da Casa Militar do MPSC já transportaram mais de quinze toneladas de doações.
Desta vez, estão sendo transportadas duas toneladas de cobertores provenientes de Fortaleza e mais 3,5 toneladas de mantimentos para as cidades de Canoas e Gravataí. A previsão de retorno da equipe é para esta quarta-feira (22/5), com deslocamento direto para Itapema, para recebimento de nova carga.
Além de Canoas e Gravataí, a força-tarefa do MPSC já atendeu as cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Garibaldi. Em conjunto com a Defesa Civil de Santa Catarina, o MPSC realiza o transporte das doações contando com escolta policial para cargas específicas, como medicamentos.
A força-tarefa é composta por duas equipes de revezamento, divididas em várias funções. Paralelamente, a CISI e o GAECO participam de outra força-tarefa focada na segurança e fiscalização dos abrigos, composta por 12 policiais, incluindo civis, militares e rodoviários.
Segundo o chefe da Casa Militar do MPSC, Coronel Marcelo Egídio Costa, responsável pela força-tarefa, "o retorno da força-tarefa está sendo muito positivo. Nós não estamos fazendo mais do mesmo, estamos permitindo o transporte de medicamentos e outros itens sensíveis e importantes com a atenção, cuidado e segurança necessárias nesse momento."