Cheia de livros e com um espaço destinado aos estudos e às pesquisas do público interno e externo, a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira também abrange uma parte da história catarinense, com títulos das áreas do Direito Constitucional, Criminal, Cível e Defesa da Coletividade. Além de proporcionar aos cidadãos documentos que contam o caminho que o MPSC percorre na defesa dos direitos da sociedade, a Biblioteca também conta com serviços de atendimento ao usuário, pesquisa, empréstimo e reserva de obras, levantamento bibliográfico, fotocópias, disseminação seletiva da informação, empréstimo interbibliotecário e conteúdo digital de doutrina e jurisprudência, de diversas plataformas.
A Gerência de Arquivo e Documentação - GEDOC preserva a documentação produzida pelo MPSC. Seu acervo conta com cerca de 30 mil caixas arquivo com documentos desde 1938 até a data atual. A GEDOC colabora continuamente com o Memorial na recuperação da história do MP, como exemplo, a extensa pesquisa realizada para subsidiar o livro sobre o linchamento de Chapecó.
Aos poucos, a Política de Gestão de Memória consolida estratégias para que a história do MPSC e de Santa Catarina sejam ainda mais difundidas, promovendo, ao mesmo tempo, cidadania e o acesso às informações necessárias para a exercício de direitos da população catarinense. Para isso, o MP está buscando adotar novas tecnologias digitais para ampliar a dimensão informativa dos acervos, por exemplo, assim como a manutenção dos documentos e objetos históricos em ambiente físico ou eletrônico seguro.