Post

Em uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu posse, na manhã desta quinta-feira (21/11), a 14 Promotores e Promotoras de Justiça Substitutos aprovados no 44º Concurso de Ingresso na Carreira. A solenidade, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, contou com a participação de autoridades e representantes de diversas instituições públicas, membros e servidores do MPSC, além de familiares e amigos dos empossados. 

Veja aqui todas as fotos do evento.

A leitura do termo de posse foi feita pela Secretária-Geral do MPSC, Promotora de Justiça Claudine Vidal de Negreiros da Silva, que também acompanhou o juramento dos novos membros. Em seguida, o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Trajano, recebeu os empossandos e empossandas para a assinatura do termo e o recebimento de suas carteiras funcionais, bem como para a entrega da beca, que contou com a participação dos familiares. "Para nós, do MPSC, a entrega da beca é sagrada, pois é um instrumento que acompanhará vocês em uma das mais importantes funções do Promotor e da Promotora de Justiça, que são as atuações em defesa da vida", ressaltou Trajano.  

Post

O primeiro discurso do dia foi protagonizado pela primeira colocada no concurso e recém-empossada Promotora de Justiça Bruna Amanda Ascher Razera, que falou em nome dos novos integrantes do MPSC. Bruna relembrou o percurso de estudos, provas e desafios até a posse. "O dia com que tanto sonhamos se tornou realidade. Este momento marca o ápice de uma jornada repleta de desafios, sacrifícios e, acima de tudo, determinação e resiliência. Quando iniciamos nossos estudos para concurso, partimos de um sonho comum: o ingresso na carreira do Ministério Público de Santa Catarina", disse. 

A Promotora de Justiça destacou o apoio incondicional dos familiares, parceiros e amigos. "Cada um de nós enfrentou obstáculos únicos. Nos momentos de dúvida, em que o cansaço e a incerteza ameaçavam nossa confiança, encontramos força naqueles que mais amamos", afirmou. "Ao nos colocarem a beca, eles não apenas celebram conosco esta conquista, mas também nos fortalecem para a nova etapa que se inicia. É o reconhecimento de que cada passo dado foi trilhado com eles", completou, emocionada. 

A recém-empossada também refletiu sobre o peso e a responsabilidade que o cargo exige. "Nosso compromisso é com a sociedade catarinense, garantindo, nas comunidades onde atuaremos, que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas e que lutaremos bravamente pela realização da justiça e pela efetivação dos direitos humanos e fundamentais, fortalecendo a confiança depositada nessa honrosa instituição por aqueles que encontram no Ministério Público a sua última fonte de esperança", completou. 

Por fim, Bruna destacou a forte presença feminina no concurso. "A comissão examinadora desse concurso foi paritária entre homens e mulheres, refletindo o compromisso do Ministério Público de Santa Catarina com a igualdade de gênero. A crescente participação feminina em nossa instituição é mais do que uma estatística; é a materialização de décadas de luta por isonomia e reconhecimento. Representa a quebra de barreiras e o questionamento de paradigmas que, por muito tempo, limitaram o potencial e a contribuição das mulheres em diversas áreas, especialmente no âmbito jurídico. Que este momento sirva de inspiração para que cada vez mais mulheres ocupem espaços de destaque nas carreiras jurídicas e em todas as esferas da sociedade", finalizou a Promotora de Justiça. 

Post

Boas-vindas aos novos membros do MPSC    

Abrindo os discursos de boas-vindas aos novos colegas, o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Alexandre Estefani, também exaltou a participação indispensável dos familiares, amigos e companheiros no processo de preparação para o concurso. "Não há como chegar até aqui sem sofrermos alguns tropeções e derrotas pelo caminho, por isso os familiares sabem melhor do que ninguém o que vocês passaram. Sem eles vocês não estariam aqui, então compartilhem essa vitória que as pessoas que lhes são importantes", disse.  

Estefani falou da atuação dos antigos membros do MPSC, a exemplo do recém-falecido ex-Procurador-Geral de Justiça José Daura, para destacar aos novos membros que a coragem que promoveu avanços importantes ao longo da história do MPSC é a mesma de que eles necessitarão a partir daquele momento para bem representar a Instituição. "Agora vocês falam por nós e falam em nome de todas as gerações do MPSC que vieram antes de vocês. Ajam com humildade e respeito, mas tenham coragem para agir e não se esqueçam de que vocês não estão sozinhos. Saibam buscar os apoios que estão ao seu redor", concluiu.