Post

Nesta quarta-feira (15/8), integrantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estiveram na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) para traçar estratégias entre as instituições relativas a um acordo de cooperação técnica firmado em 2020. O acordo estabelece o intercâmbio de informações e a colaboração no aprimoramento de soluções de análise de dados e inteligência de negócios (Business Intelligence). 

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, também destacou a relevância de manter o banco de dados atualizado. "A retomada do diálogo resultou no imediato fornecimento de dados anonimizados da segurança pública para atualização dos BIs da Instituição e o estabelecimento de um canal direto e ágil para evolução das ferramentas de inteligência de dados", afirmou. 

Na visita, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR), Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, ressaltou a importância do acesso do MPSC aos dados solicitados por meio do acordo. "A partir dos dados, poderá ser feito um mapeamento do número de ocorrências por região do estado. Isso permitirá a elaboração de planos de ação e a busca de medidas para o enfrentamento da violência e a garantia da segurança pública", disse.  

Também participaram da reunião o assessor do Procurador-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Renee Cardoso Braga; o gerente de Ciência de Dados e Inovação (GECD) do MPSC, Patrick de Macedo Varela; e o chefe do Setor de Inteligência de Negócio da GECD, Fernando Schmitz.