A campanha "Não clica que é golpe" foi desenvolvida com o objetivo de alertar a população, por meio de dicas e informações, sobre como se proteger de condutas e ações criminosas praticadas no ambiente virtual.
Nesta segunda-feira (16/9), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) começa a veicular mais um programete "MPSC em Ação", na televisão, e "Minuto Ministério Público de Santa Catarina", nas rádios, com a temática da campanha "Não clica que é golpe", que foi lançada em alusão ao aniversário de 34 anos do Código de Defesa do Consumidor.
A iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina divulgará materiais explicativos sobre temas como rifas e sorteios, anúncios falsos de produtos e venda ilegal de medicamentos na internet, práticas que vêm lesando uma legião de vítimas por meio da internet em função da engenhosidade com que são inseridos no dia a dia.
O MPSC alerta principalmente para que o cidadão desconfie de produtos e serviços milagrosos, que oferecem algo incomum ou inédito no mercado, assim como de mercadorias com preços muito abaixo do padrão. Por isso, a recomendação é checar a procedência por outros meios antes de fazer a compra no local anunciado.
MPSC em Ação
O MPSC em Ação leva mensagens educativas e informativas das mais diversas áreas de atuação do Ministério Público catarinense, de maneira simples, para a população por meio das rádios e TVs de todo o estado. A veiculação acontece por um acordo com a Rede Comercial Acaert. Os programetes têm 30 segundos de duração.