MPSC inaugura novo prédio em Jaraguá do Sul
Inauguração do edifício Jádel da Silva, que abriga as Promotorias de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul do Minstério Público de Santa Catarina, ocorre nesta sexta-feira (30/5), às 17h.
O
Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inaugura nesta
sexta-feira (30/5), às 17h, o novo prédio das Promotorias de
Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul. O edifício Jádel da Silva
localiza-se na Rua
Walter Marquardt, n. 110, Bairro Vila Nova, a duas quadras do Fórum
de Jaraguá do Sul.
Com um ambiente de trabalho adequado, a instituição otimiza os serviços prestados, melhorando o atendimento à sociedade e ficando cada vez mais próximo do cidadão. Além disso, resolve um grave problema de espaço físico das Promotorias de Justiça, que, antigamente, dividiam as salas do Fórum com o Poder Judiciário.
O prédio foi construído pela empresa Conembra Construções e Obras Ltda, contratada por licitação, e teve fiscalização semanal dos engenheiros e arquitetos da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura (COENG) do MPSC para verificação do cumprimento do projeto estrutural e arquitetônico. A obra custou cerca de R$ 4 milhões e foi pago com recursos do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Ministério Público (FERMP).
O prédio foi desenvolvido respeitando às normas de acessibilidade, inclusive com banheiros adaptados. É dotado de um sistema de captação de águas da chuva para o reaproveitamento nos vasos sanitários e irrigação dos jardins, o que gera uma grande economia no consumo de água.
Possui, também, sistema preventivo de incêndio com sprinklers - chuveiros automáticos - e sistema de segurança com portas de fecho eletrônico e senha nos gabinetes dos Promotores de Justiça, da secretaria e sala técnica. Além disso, o edifício conta com sistema de videoporteiro, muro de vidro temperado - contendo dois portões eletrônicos para entrada de carros e acesso de pedestres - e sistema de monitoramento com câmeras e vigilância feitos por policiais militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP).
Jádel da Silva
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) definiu, por meio do Ato n. 75/2014/PGJ, que o novo prédio da instituição na comarca de Jaraguá do Sul receberá o nome de Edifício Jádel da Silva.
Jádel, falecido em 2012, atuou por dois anos na comarca de Jaraguá do Sul. Entretanto, por conta da sua atuação ministerial, o pouco tempo que passou por lá já foi suficiente para cativar a admiração dos colegas de profissão e da população da região.
A decisão de dar o nome de Jádel da Silva ao prédio foi dos Promotores de Justiça que atuam naquela Comarca. "A decisão de homenagear o Promotor dando seu nome ao prédio se deu em virtude da sua forte atuação em Jaraguá do Sul. Ele vestiu, realmente, a camisa do Ministério Público. E foi, sem dúvidas, um marco de atuação", comenta o Coordenador Administrativo de Jaraguá do Sul, Promotor de Justiça Aristeu Xenofontes Lenzi.
O Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, filho do homenageado, comenta que a escolha do nome do pai para o prédio do MPSC em Jaraguá do Sul foi motivo de muita emoção para a família. "O pai dedicou, desde os seus 27 anos de idade, quando entrou na instituição, toda a sua energia, estudo e conhecimento para o Ministério Público. E fazia tudo isso mesmo que não tivesse nenhum reconhecimento, porque o reconhecimento não o interessava", lembra Jádel Júnior.
"Depois da sua morte, receber uma notícia extraordinária como essa, em que se resolveu reverenciar a história do meu pai no primeiro edifício da instituição, em Jaraguá do Sul, é imortalizar o nome dele no Ministério Público", frisa o filho do homenageado.
O exemplo de atuação de Jádel da Silva passou integralmente para o filho, que, desde pequeno, acompanhou a sua atuação. "Essa homenagem nos fez relembrar todos os períodos, os sacrifícios e as conquistas do pai. Sou Promotor de Justiça, hoje, embora ele não quisesse, por causa dele. Vou seguir a carreira dele. Ele sempre foi o meu maior exemplo", comenta Jádel da Silva Júnior, que atualmente é Promotor de Justiça da Comarca de São José.