Post

Anote na agenda: no dia 10 de setembro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai promover o evento "Setembro Amarelo: cuidado e acolhimento de pessoas que fazem parte de grupos vulnerabilizados". A data escolhida é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.  

O objetivo do evento é capacitar profissionais e estudantes das áreas de saúde e assistência social sobre a problemática do suicídio. O evento será realizado presencialmente no edifício-sede do MPSC, em Florianópolis. As inscrições serão abertas em breve.  

A programação inclui a palestra "A epidemiologia social do suicídio", que será ministrada pelo doutor em Saúde Coletiva Roger Flores Ceccon. Na sequência, a enfermeira e doutora em Saúde Helena Moraes Cortes, a doutora em Psicologia Social Karla Garcia Luz e a psicóloga e doutora em Saúde Pública Luciane Raupp participam da mesa-redonda "Suicídio e grupos vulnerabilizados: população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua".  

No período da tarde, o tema "Suicídio, grupos vulnerabilizados e o Setembro Amarelo" será abordado por Jeane Tavares, psicóloga e doutora em Saúde Pública. Diogo de Oliveira Boccardi, psicólogo, conduzirá a palestra "Políticas públicas: novos caminhos para a prevenção ao suicídio a partir da perspectiva das determinações sociais".  A segunda mesa-redonda, "Suicídio e grupos vulnerabilizados: pessoas idosas e pessoas indígenas", contará com a participação da doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Girliani Silva e da coordenadora da Comissão de Psicologia e Povos Indígenas do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região, Vanessa Terena. 

A médica psiquiatra Roberta Rossi Grudtner vai abordar o tema "Prevenção ao suicídio de pessoas acometidas por eventos climáticos" na penúltima palestra do evento. A programação se encerra com a palestra "Identificação e abordagem do comportamento suicida", que será ministrada pela presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria, Deisy Porto. Os participantes do evento receberão um certificado. A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC, em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria.  

Serviço 

O quê: Setembro Amarelo: cuidado e acolhimento de pessoas que fazem parte de grupos vulnerabilizados 

Quando: 10 de setembro, às 8h30 

Onde: auditório do Edifício MPSC, em Florianópolis