Post

Estar conectado nas redes sociais é quase uma obrigação nos dias de hoje. Todo mundo quer ver ou mostrar o que está acontecendo em cada momento do dia. Entre os jovens registrar situações felizes virou competição. As consequências por um "like" podem ser o isolamento, depressão e até suicídio.

Para falar sobre prevenção e orientar os pais a identificarem algum tipo de situação com os filhos, o Ministério Público de Santa Catarina promove a 4ª edição do evento "Doenças mentais: falar para prevenir, conhecer para tratar" no dia 14 de setembro, das 13h às 17h30, em Florianópolis.

Com o tema "Não se esconda atrás dos emojis", o MPSC realizará uma tarde de palestras com profissionais das áreas de pediatria, psiquiatria e psicologia. O objetivo do evento é conversar com os pais de uma forma leve e tranquila sobre um assunto delicado que é o suicídio.

As Palestras:

A psicóloga Renata Neres vai falar sobre "primeira infância: riscos e prevenção". Já a pediatra e hebiatra Catarina Costa Marques vai trabalhar o tema "Saúde Mental na adolescência".Completa o ciclo de palestras a psiquiatra Sandra Paula da Silva vai falar sobre "Juventude e mente: vivendo e comunicando-se com menos preconceito".

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias. É só ligar 188.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo link.

Serviço:

O que: "Doenças mentais: falar para prevenir, conhecer para tratar"

Quando: 14/09 - 13h às 17h30

Onde: no auditório da Sede do MPSC, Rua Bocaiúva número 1750



VÍDEOS

MITOS E VERDADES

A falta de informação e o preconceito são barreiras no auxílio às pessoas que têm pensamentos suicidas. Falar sobre isso é a melhor forma prevenir e tratar. 

Suicídio - problema de saúde pública

Santa Catarina está entre os três estados com a maior taxa de morte por suicídio.

Cyberbullying e o suicídio

Há indícios apontando que adolescentes vítimas de cyberbullying podem estar mais propensos a tentar suicídio do que aqueles que não experimentam essas formas de agressão.