Expansão do Navit
O Navit atua em rede e nasceu na Capital catarinense sob o nome de Neavit em 2022. No começo, o Navit Capital era composto por 5 instituições: Ministério Público, OAB, Polícia Militar, Polícia Civil e Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ao longo do tempo, várias outras instituições se uniram ao núcleo e o Navit Capital passou a ser uma referência no atendimento às vítimas de crimes da Grande Florianópolis. Já são mais de 800 vítimas atendidas, a maioria mulher.
Em 2023, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes foi reestruturado e iniciou o seu processo de regionalização. Assim, além do Navit Capital, estão sendo estruturados outros núcleos com a intenção de atender todo o espaço territorial de Santa Catarina. Todos estão sendo estruturados, sendo que o Navit de Chapecó em breve iniciará os atendimentos.
"A regionalização do Navit é uma das nossas prioridades institucionais. É um trabalho que avaliamos como muito bem-sucedido aqui na Capital e agora será estendido por todas as regiões do estado, o que significa dizer que daremos voz, apoio e orientação às vítimas de crimes desde os pequenos até os grandes municípios", diz o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
A coordenadora do Navit em nível estadual, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR), Promotora de Justiça Luciana Uller Marin, ressalta que há muito tempo o Ministério Público identifica a necessidade de estar mais próximo das vítimas.
"O Núcleo surgiu da constatação de que o sistema penal desconsidera os danos psíquicos, sociais, econômicos e físicos sofridos pelas vítimas. O Ministério Público quer que a vítima seja inserida dentro desse processo da persecução criminal não apenas como objeto de prova, mas também como um indivíduo que teve seu direito violado e que, por isso, precisa ser recebido, acolhido e ter suas necessidades levadas em consideração", afirma a Promotora de Justiça.