20/3/2025

Observatório para o Enfrentamento ao Racismo faz reunião extraordinária para marcar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Na reunião, nesta sexta-feira (21/3), serão apresentadas algumas ações desenvolvidas promover a igualdade racial e combater o racismo no Estado e haverá a eleição da diretoria do Observatório.

Dia 21 de março é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Para marcar a data, o Observatório para o Enfrentamento ao Racismo realiza uma reunião extraordinária, qual serão apresentadas algumas ações desenvolvidas promover a igualdade racial e combater o racismo no Estado, realizada a eleição da sua diretoria e definida a programação para esse ano. O observatório foi criado em novembro de 2024 e é integrado pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital, pela Defensoria Pública de Santa Catarina e por mais de 20 entidades parceiras. 

Entre as ações do Observatório que serão apresentadas estão o desenvolvimento de um fluxo para as vítimas denunciarem crimes de racismo; o acompanhamento de alguns casos específicos, a instauração de Procedimento Administrativo para implementação e ampliação de cotas étnico-raciais na UDESC e o levantamento de dados acerca da atuação das delegacias no combate ao racismo, pela 40ª Promotoria de Justiça; e a abertura do processo de implementação de uma política institucional de promoção à equidade racial e combate ao racismo na Defensoria Pública do Estado. 

A reunião será realizada na Sala de Gestão do Edifício Campos Salles, do MPSC, no Centro de Florianópolis. 


Serviço 

O quê: reunião extraordinária do Observatório para o Enfrentamento ao Racismo alusiva ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 

Quando: sexta-feira, 21 de março, às 10h. 

Onde: Sala de Gestão do Ed. Campos Salles - R. Pedro Ivo, n. 231, Centro, Florianópolis. 



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC