Na manhã desta sexta-feira (27/10), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu mais um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão no âmbito da operação Sodalitas Finis. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Comarca de Xaxim e foram cumpridas na cidade de Chapecó, em Santa Catarina e Cascavel, no Paraná com apoio da DENARC (Divisão Estadual de Narcóticos) da Polícia Civil do Estado do Paraná. 

Uma mulher suspeita de integrar organização criminosa foi presa. A prisão preventiva representa mais um desdobramento da operação que tem como objetivo desarticular as atividades de uma organização criminosa que atuava na cidade de Xaxim e regiões próximas responsáveis por uma ampla variedade de crimes, incluindo tráfico de drogas, homicídios e roubos. 

Sodalitas Finis 

O nome Sodalitas Finis significa, em tradução livre, "fim do grupo" e faz em alusão ao objetivo da operação: desarticular as atividades da organização criminosa. Até o momento, 77 pessoas já foram presas. A investigação tramita em sigilo. 

GAECO 

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.