2014
Primeira autuação do município por construção irregular no local. Na sequência, houve muitas outras autuações, inclusive com ordens de embargo, mas nenhum procedimento administrativo completo.
Junho de 2017
Instauração de procedimento no Ministério Público para apurar as irregularidades.
Primeira requisição de informações e providências do MPSC ao Município de Florianópolis.
Julho de 2017
Primeira resposta do município, informando que embargou várias obras irregulares no local, seguida de respostas de outros órgãos e tratativas diversas do Ministério Público com os órgãos de fiscalização.
Novembro de 2018
Vistoria conjunta da 32ª Promotoria de Justiça com a Polícia Militar Ambiental.
Fevereiro de 2019
Elaborado laudo técnico pormenorizado pelo Centro de Apoio Operacional Técnico do MPSC sobre as irregularidades urbanísticas/ambientais no local.
Março de 2019
Ajuizada ação cautelar pelo MPSC.
Ordem judicial para o município paralisar as obras irregulares e interditar os prédios concluídos e habitados. Também constam da ordem determinações para Corpo de Bombeiros, CASAN, CELESC, FLORAM e Vigilância Sanitária.
Por conta de recurso dos advogados dos moradores ao TJSC, foi suspensa somente a ordem de interdição dos prédios, sendo as demais determinações mantidas.
Abril de 2019
Pedida uma complementação da ordem judicial, para constar a demolição dos postes irregularmente instalados, que guarnecem os "gatos" de energia elétrica.
Maio de 2019
Determinada pela 3ª Vara da Fazenda a demolição dos postes na servidão.
Junho de 2019
TJSC confirma ordem para demolição dos postes.