Post

Uma das salas da sede do Ministério Público em Xanxerê ganhou uma nova finalidade. O projeto "MP Cultural", idealizado pela 4ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, promoveu a criação de um espaço pensado para a estimular a produção cultural do Município e aproximar o Ministério Público da sociedade. A iniciativa é uma das 19 homologadas para participar da 3ª edição do Prêmio José Daura. 

A partir da reforma de um dos espaços da instituição e da elaboração de um calendário de atividades, a Promotoria de Justiça forneceu a entidades e instituições municipais de Xanxerê a possibilidade de fomentar a cultura local, estimular o interesse pelo tema e aproximar o Ministério Público da sociedade. 

Exposições, oficinas e visitas institucionais fazem parte da programação pensada para o local, que comtemplou mais de 400 pessoas, de diversas idades, no primeiro evento desenvolvido. Um Protocolo de Intenção de Políticas Públicas também foi firmado entre o MPSC e entidades públicas e privadas do Município. 

O projeto, criado pelo Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise, estreita o relacionamento do MP com a sociedade e oferece um importante espaço de lazer e aprendizado para a população.  

A iniciativa concorre na categoria "Cidadania e Direitos Fundamentais" do Prêmio José Daura. No dia 7 de novembro serão divulgados os 5 finalistas. O vencedor da terceira edição será conhecido no dia 13 de dezembro durante as comemorações do Dia do Ministério Público.  

Prêmio José Daura  

O Prêmio José Daura, que acontece em sua 3ª edição, foi criado com o objetivo de estimular e disseminar a atuação inovadora e resolutiva, orientada por uma cultura institucional direcionada para a entrega de resultados socialmente relevantes.   

José Daura, que cedeu o direito do uso do seu nome para o prêmio, é o ex-Procurador-Geral de Justiça vivo mais antigo do país. Ele foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento, crime que aconteceu em Chapecó em 1950 e contou com repercussão mundial.