Post

"Os povos quilombolas, no Brasil, são comunidades rurais ou urbanas negras que se autodefinem a partir de suas relações com a terra, o território, a ancestralidade e suas tradições culturais", lê José, em voz alta, para os colegas. As informações foram pesquisadas em um celular, um dos dispositivos agora utilizados nas atividades pedagógicas da Escola Professor Mota Pires, em Araranguá. A escola é uma das vencedoras da segunda edição do Prêmio Lume: Escola Referência, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em reconhecimento às boas práticas no processo de alfabetização. 

A unidade está entre as 12 escolas públicas catarinenses selecionadas com base no desempenho na avaliação Alfabetiza SC e nas ações desenvolvidas para a promoção da leitura, da aprendizagem e da inclusão social. O objetivo do Prêmio Lume é reconhecer, divulgar, estimular e valorizar escolas que se destacam na alfabetização dos estudantes até o segundo ano do ensino fundamental. 

Como parte do reconhecimento, os alunos receberam, no dia 14 de maio, um kit composto por um tablet, cinco smartphones e conjuntos de canetas coloridas. A entrega foi feita pelo Promotor de Justiça Rafael Fernandes Medeiros, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Araranguá. O material já está sendo incorporado às atividades em sala de aula. "Eu achei muito bom. Vai ajudar bastante a gente nos estudos. Vamos poder aprender mais. Vai ser bem legal", comemorou o estudante do quinto ano José Anastácio dos Santos. 

A Diretora da escola, Alexandra Schutz, destacou que os equipamentos estão sendo utilizados exclusivamente no ambiente escolar, com foco na aprendizagem. "Esses materiais estão sendo usados para pesquisas em sala de aula. A professora organiza a sala, com uso desse recurso tecnológico, que é o celular, onde os alunos têm habilidade em mexer, e assim eles fazem pesquisas e ali está sendo utilizado para o aprendizado, sem outras distrações, sem redes sociais", explicou.  

Para a gestora, a conquista reforça a importância do trabalho desenvolvido pela equipe escolar: "Esse prêmio veio para valorizar o trabalho da escola, dos professores, e fazer com que os alunos se sintam parte e vejam sua importância. Tendo esse reconhecimento e essa valorização, eles sabem que fazem parte de um todo e que o estudo está tendo resultado". 

Sobre o Prêmio Lume 

O Prêmio Lume: Escola Referência é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e pelo Ministério Público junto ao TCE/SC. A premiação visa identificar, reconhecer, divulgar e incentivar escolas públicas que se destacam na alfabetização dos estudantes. 

Na segunda edição, participaram todas as escolas estaduais e municipais catarinenses que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC. A seleção das escolas vencedoras seguiu três etapas: pré-qualificação, mérito e validação. O processo considerou dados do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da avaliação Alfabetiza SC. 

A partir desses dados, foram identificadas as escolas com os maiores Indicadores de Esforço não Observado em cada uma das cinco mesorregiões do estado. A comprovação prática desses indicadores ocorreu por meio de questionários e entrevistas por videoconferência. Ao final, uma escola pública estadual e uma municipal de cada mesorregião foram selecionadas como vencedoras da edição.