Post

Nesta segunda-feira (19/8), o Analista em Serviço Social da Secretaria das Promotorias de Justiça da Comarca de Brusque, Everton Luiz Gonçalves, conduziu uma palestra na Escola Estadual Básica Professor Carlos Maffezzolli, em Guabiruba. A palestra teve como objetivo esclarecer os diferentes tipos de violência contra a mulher e apresentar o Termômetro da Violência Doméstica, ferramenta do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que ajuda mulheres a identificar se estão sendo vítimas de violência. Cerca de 160 estudantes do ensino médio acompanharam o evento. A iniciativa partiu da diretoria da escola, que convidou o MPSC para falar do tema com os estudantes. 

Durante a apresentação, Everton abordou a evolução dos direitos das mulheres no Brasil, explicou o funcionamento do processo judicial e das denúncias e detalhou a história da Lei Maria da Penha. Ele também compartilhou experiências vividas nas Promotorias de Justiça da Comarca de Brusque, destacando as estatísticas das formas de violência mais recorrentes nas denúncias. 

O assistente social ressaltou a importância de conscientizar os jovens sobre a violência contra a mulher, enfatizando que muitos desconhecem os alarmantes índices de feminicídio, como os 32 casos registrados em Santa Catarina entre janeiro e julho deste ano. "É muito interessante poder repassar aquilo que a gente vem vivenciando na Promotoria. A sociedade muitas vezes não tem esse conhecimento, e é essencial que os alunos entendam o que é a violência e quais são os tipos de violência contra a mulher," afirmou. Por último, ele também apresentou aos jovens o Termômetro da Violência Doméstica. 

Post

A escola, que atende 700 estudantes, frequentemente organiza eventos para estimular os alunos a refletirem e a compartilharem ideias com suas famílias e a comunidade. Segundo a diretora, Joseane Conink, levar palestrantes é fundamental para despertar a consciência dos alunos, que muitas vezes enfrentam situações difíceis em casa ou em suas comunidades sem saber a quem recorrer. "Muitas vezes a família não dá conta. Então, eu procuro trazer muitas palestras para orientá-los sobre vários assuntos, várias situações que são pertinentes à nossa realidade e ao nosso dia a dia", explicou a diretora. 

Um dos estudantes destacou a importância da palestra na conscientização dos jovens. Ele relatou ter presenciado cenas de violência doméstica praticadas pelo padrasto contra sua mãe na infância. "Eu cresci vendo a minha mãe apanhar. Eu era novo, não podia ajudar a defendê-la, e cresci com um ódio no coração sobre homens que agridem mulheres", afirmou o jovem.  

Neste mês, o Ministério Público de Santa Catarina tem promovido diversos eventos em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.  

Termômetro da Violência 

O Termômetro da Violência Doméstica é uma ferramenta desenvolvida pelo MPSC para ajudar mulheres a identificarem sinais de relacionamentos abusivos. Funciona como um quiz com 22 questões que abordam diferentes comportamentos e atitudes indicativas de violência doméstica ou familiar. O preenchimento do quiz é anônimo e a ferramenta está disponível no site do MPSC desde 2 de agosto. Após responder às questões, a usuária recebe uma indicação sobre o nível de risco em seu relacionamento, variando desde a ausência de violência até situações em que sua vida pode estar em perigo. 

Em caso de dúvidas sobre o formulário, a usuária pode entrar em contato com o NEAVID pelo e-mail neavid@mpsc.mp.br, pelo telefone (48) 3330-9409 ou pelo WhatsApp (48) 9133-2511. Para informações completas sobre o Termômetro da Violência Doméstica, clique aqui