"A ideia é trabalharmos com os Promotores Regionais da Ordem Tributária espalhados por todo o estado, com técnicos da Fazenda e o Laboratório contra a Lavagem de Dinheiro. Vamos identificar o patrimônio do sonegador. A sonegação acaba atrapalhando demasiadamente aquele que trabalha e paga seus tributos", ressaltou.
Os recursos do Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), abastecido com o trabalho das Promotorias de Justiça, também auxiliam os órgãos do Estado. Nos últimos dois anos, mais de R$ 30 milhões do FRBL foram destinados à Polícia Militar, à Polícia Científica, entre outros órgãos. Há um projeto de mais de R$ 10 milhões que irá atender o Hospital Infantil. "Temos que trabalhar em harmonia, pois somos todos servidores públicos em busca das melhores soluções para a nossa sociedade", afirmou Trajano.
No ato que sancionou a lei do MPSC, o Procurador-Geral de Justiça disse, ainda, que o orçamento do Ministério Público é muito enxuto. "Então, a criação de qualquer cargo é muito refletida, é uma decisão muito amadurecida da Instituição. Temos muita preocupação com a responsabilidade fiscal e financeira. Chegamos a ter crescimento de orçamento em torno de 17%, mas a situação mudou. No último ano o crescimento foi de 6%, e a projeção para o próximo ano é de apenas 5,7%. Temos que crescer, sim, mas com muito planejamento. Essa lei sancionada hoje é exatamente fruto dessa preocupação", complementou.
Saiba mais
O projeto de lei foi entregue pelo Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano, em mãos, ao Presidente da ALESC, Mauro de Nadal, em 1º de agosto deste ano, após ser avaliado pelo Colégio de Procuradores do MPSC.
Antes de ser aprovado pela ALESC em plenário, em votações de primeiro e segundo turno, a proposta passou pelas comissões parlamentares de Constituição e Justiça; Finanças e Tributação; e Trabalho, Administração e Serviço Público.
Depois de aprovado pelo Poder Legislativo, em 10 de outubro, o projeto de lei seguiu para sanção do Governador do Estado, no ato realizado nesta sexta-feira.
Acompanharam o ato Promotores de Justiça de diversas comarcas do estado; o Corregedor-Geral do MPSC, Fabio Strecker Schmitt; o Deputado Estadual Secretário da Casa Civil, Estêner Soratto da Silva Júnior; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Durval da Silva Amorim; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng; a Subcorregedora-Geral do MPSC, Cristiane Rosália Maestri Böell; o Presidente da Associação Catarinense do MPSC, Promotor de Justiça Alexandre Estefani; o Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos do Estado, André Emiliano Uba; e o Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires.