"Todas nós temos direito à felicidade, todas nós temos direito à convivência harmônica. Se na sua família, se na sua convivência familiar isso não está acontecendo, você não está sozinha. Existem mecanismos policiais e judiciais, e especialmente o Ministério Público está aqui para a sua defesa e orientação". Essa foi uma fala da Promotora de Justiça Ana Cristina Boni, da 1ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, para os colaboradores do Hospital Regional São Paulo (HRSP) sobre a campanha "Oi, meu nome é Maria" de combate à violência doméstica e contra mulher. O evento em alusão ao Agosto Lilás ocorreu na última terça-feira (13/8).
A Assistente Social do HRSP Maquieli Casaril explica que a maior parte dos colaboradores do hospital é composta por mulheres, por isso a escolha em levar informações a esse público. "Dessa forma, como temos o grupo de humanização, pensamos em ações no decorrer do ano e essa foi uma voltada aos nossos colaboradores - informar qual é a garantia de seus direitos, como acessar, a forma de proceder para registrar boletim de ocorrência, que é seguro, por exemplo", disse.
Os colaboradores também contaram com as informações repassadas por Michele Calliari Marchese, idealizadora da campanha Mulher Segura, lançada em Xanxerê em 2023, na qual que foram instituídos mecanismos de combate e prevenção à violência contra a mulher. "A mulher tem que se conscientizar de que ela tem direitos e garantias constitucionais. Ela não pode ser vista como um objeto, ela não pode ser vista como uma coisa. Então, ela tem que se informar, abrir a mente e mudar a cultura, o contexto em que ela vive, para poder se empoderar e ter a própria vida livre. Ser livre não significa estar sozinha, mas estar com alguém que respeita sua liberdade", ressaltou.