O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vistoriará seis museus de Chapecó nesta terça e quarta-feira (14 e 15/1) a fim de avaliar as suas condições técnicas, operacionais e de acervo. A ação faz parte de uma força-tarefa do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC), coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do MPSC. 

 As vistorias de terça-feira ocorrerão às 9h30 no Museu de História e Arte de Chapecó, às 11h no Museu Antônio Selistre de Campos, às 13h30 no Memorial Paulo de Siqueira e às 15h30 no Museu da Colonização de Chapecó. Na quarta-feira, recebem inspeção o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, às 9h, e o Centro de Memória da Cooperalfa/Sicoob Maxicredito, às 10h30. A Promotora de Justiça titular da 9ª PJ de Chapecó, Barbara Elisa Heise, acompanhará as atividades. 

Além do MPSC, a força-tarefa conta com a participação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região PR/SC (COREM), do Corpo de Bombeiros Militar Estadual e da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR). 

Até agora, 16 museus públicos e privados dos municípios de Florianópolis, São José, Tijucas, Balneário Piçarras, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú já foram inspecionados pela força-tarefa, que teve início em setembro do último ano. 


serviço

O quê? Vistoria do GPHC

Quando? Terça e quarta-feira (14 e 15/1)

Onde? Museu de História e Arte de Chapecó, Museu Antônio Selistre de Campos, Memorial Paulo de Siqueira, Museu da Colonização de Chapecó, Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina e Centro de Memória da Cooperalfa/Sicoob Maxicredito, em Chapecó


1

  • Representantes do MPSC e demais entidades envolvidas na avaliação física, estrutural, funcional e operacional dos museus visitam as instituições

2

  • A partir dos aspectos observados, cada entidade elabora um relatório na perspectiva de sua área de atuação

3

  • As informações de todos os relatórios são sistematizadas para envio aos Promotores de Justiça titulares da região onde se encontram os museus vistoriados

4

  • Os Promotores de Justiça avaliam os dados e, se necessário, propõem ajustes por meio de recomendações e acordos com os órgãos mantenedores do museu ou ingressam com ações civis públicas para buscar as adequações.