Casa do Barão é o novo endereço do CEAF
Nova estrutura abrigará, além da direção e do apoio técnico, a Gerência de Capacitação, a Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão e o Setor de Eventos.
Desde o início de agosto, a Casa do Barão é o novo espaço do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e abriu oficialmente suas portas na tarde desta quinta-feira (31/8). A nova estrutura abrigará, além da direção e do apoio técnico do CEAF, a Gerência de Capacitação, a Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão e o Setor de Eventos.
Na solenidade que marcou o início das atividades, o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, lembrou que "esse espaço representa mais que um resgate histórico; representa um pouco do processo de formação ética no nosso estado". Comin disse, ainda, que uma das propostas é transformar o complexo de instalações do MPSC nessa área em um espaço social. "Pretendemos que, muito em breve, este seja também um espaço de convívio social, com ações para a comunidade de Florianópolis. É uma alegria abrir as portas da Casa do Barão com o nome do Ministério Público na porta. Todos são proprietários deste bem", finalizou.
O Diretor do CEAF, Promotor de Justiça Marcionei Mendes, lembrou a história da casa e a do Centro de Aperfeiçoamento. "Nosso CEAF tem uma história tão sólida quanto a estrutura desta casa. O CEAF e a Casa do Barão se unem para contar uma nova história. Nossa equipe organiza e realiza todas as atividades, eventos e capacitações para mais de quinhentos membros, mais de quatro mil servidores e estagiários, além de atender toda a comunidade por meio dos programas de extensão. Essa casa passa a ser de todos os catarinenses para a eternidade."
O Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, agradeceu a preocupação com a preservação da história da cidade. "Cumprimento o MPSC por preservar este patrimônio público, que agora será parte da história de todos nós."
O CEAF tem como finalidade promover o aperfeiçoamento profissional e cultural de membros e servidores da instituição. Para isso realiza cursos, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, estudos e publicações.
Desde o final de 2014 o CEAF é uma Escola de Governo, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação. Assim, pode customizar e aprimorar o aperfeiçoamento e a capacitação dos servidores, oferecendo inclusive pós-graduação, além de poder abrir alguns cursos para a comunidade em geral.
Sobre a Casa do Barão
A Casa do Barão é uma construção datada de 1886. Alguns autores, entretanto, afirmam ter sido construída ainda no século XVIII.
Henrique Scheele, imigrante alemão assentado em Blumenau assim que chegou ao Brasil, trabalhou com comércio e, devido a seu sucesso nesse ramo, veio com a família para Florianópolis. Com a esposa, Paula Scheele, teve duas filhas: Olga e Edla. Em 1931, Edla casou-se com o Barão Dietrich von Wangenheim, que passou a morar na casa. Devido à dificuldade em pronunciar o nome complexo de Dietrich, surgiu e popularizou-se a denominação "Casa do Barão".
Em 1986, a casa foi tombada pelo município em conjunto com outras construções da região central de Florianópolis, o que visava, na prática, atenuar os interesses imobiliários quanto à Casa do Barão, mantendo-a preservada, mas, ao mesmo tempo, permitindo certa flexibilidade para outros usos no seu terreno.
Agora a Casa do Barão pertence ao Ministério Público de Santa Catarina, que tem se dedicado a preservar as memórias e as múltiplas experiências dos seus antigos moradores.