Post

A quarta aula do ''Programa de Difusão em Inteligência Artificial (IA)'' abordou temas mais aprofundados do uso de ferramentas digitais. Com mais de 900 participantes de diversos Ministérios Públicos do Brasil, o curso aconteceu nesta quinta-feira (21/8) e foi ministrado pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) Felipe Soares Damous. 

''Vocês já têm uma ótima base sobre prompts, pois as aulas que tiveram anteriormente foram muito completas. Agora, nós vamos focar mais na plataforma Claude e em como hierarquizar as informações no próprio comando'', começou o Juiz. O MPSC oferece ressarcimento para a versão paga da Claude, uma das Inteligências Artificiais disponíveis. Assim, Felipe apresentou as configurações da plataforma e quais opções são mais interessantes para membros e servidores dos Ministérios Públicos.  

O Juiz do TJMA ainda explicou como, ao criar um prompt, é possível organizar cada tópico por relevância. ''O que é mais importante, vocês utilizarão uma hashtag (#). Dessa forma, para cada hashtag adicionada, é um novo subtópico - com uma importância um pouco menor do que a anterior'', disse. Felipe também reforçou algo que tem sido abordado em todas as aulas: o uso da ferramenta de maneira inteligente. ''Nós decidimos os comandos que serão utilizados e o que a plataforma irá nos fornecer'', afirmou.  

Para finalizar, o Promotor de Justiça Guilherme Zattar agradeceu a presença do Juiz de Direito do TJMA e os ensinamentos adicionais compartilhados. ''A cada encontro, vocês aprenderão mais sobre utilizar de forma estratégica a IA, alinhado aos valores humanos e éticos do MP''. 

''Programa de Difusão em Inteligência Artificial'' 

Desenvolvido pelo CEAF, o curso é realizado em quintas-feiras alternadas até o fim de 2025. As capacitações serão gravadas e disponibilizadas posteriormente para os integrantes do MP brasileiro. A IA como instrumento de modernização institucional e com valores humanos: este é o foco do programa de difusão do uso de Inteligência Artificial do MPSC.