Na reunião, a coordenadora do NUPIA reforçou que o objetivo é resolver a situação de uma forma consensual, reduzindo a litigiosidade e restabelecendo o serviço à comunidade, que será a principal beneficiada.
Depois de constatar irregularidades no transporte feito pela balsa em Anita Garibaldi que causaram a suspensão dos serviços, a Promotoria de Justiça de Anita Garibaldi, com o apoio do NUPIA (Núcleo de Incentivo Permanente à Autocomposição), iniciou uma série de tratativas com o município e o Estado para resolver a situação e restabelecer o serviço à comunidade.
Em reunião nesta quarta-feira (12/7), foi informado pelo Município que o problema relacionado à segurança da balsa foi solucionado, aguardando-se a emissão de certificado pelo órgão federal responsável, e que o caminho percorrido até então muito se deve às medidas ajustadas ao longo das reuniões anteriores. A expectativa é que nos próximos dias a balsa volte a prestar serviço à população.
Relembre o caso
Em setembro de 2022, foi instaurado na Promotoria de Justiça de Anita Garibaldi o Inquérito Civil n. 06.2022.00003969-0, no qual, após levantamento de informações, foi verificado que a balsa que fazia a travessia entre os municípios de Anita Garibaldi e Abdon Batista (Balsa Santa Ana) apresentava irregularidades no seu funcionamento, relacionadas principalmente à segurança da trafegabilidade da balsa, à falta de documentação e à habilitação dos balseiros. Em razão disso, o serviço, que era prestado pelo próprio município de Anita Garibaldi, foi suspenso e ainda não retornou ao funcionamento. Em paralelo, foi identificado pela Promotoria de Justiça, com auxílio do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC, que a competência na prestação do serviço de transporte aquaviário intermunicipal era do Estado, sendo verificado que no caso não havia convênio com o Município ou delegação do serviço a alguma empresa, de modo que a prestação municipal do serviço também estava juridicamente irregular.
Diante desses dois pontos, buscando alcançar uma solução consensual do problema e a redução da litigiosidade, o NUPIA foi acionado pela Promotoria de Justiça de Anita Garibaldi para intervenção no caso, já havendo participado de cinco reuniões para tratar do assunto, promovendo nesta quarta-feira a sexta reunião virtual.