Post

Criar um fórum para debater assuntos estratégicos referentes à regulação, fiscalização e desenvolvimento do setor produtivo catarinense foi um dos resultados de uma reunião entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e representantes do setor econômico do estado que aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (3/7) na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.  

O encontro marcou a retomada do diálogo e da aproximação com o setor privado, do comércio e da indústria. Durante a reunião com os empresários e representantes das instituições, a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, destacou dados importantes sobre a economia do estado. "Nossos indicadores refletem o resultado de uma articulação positiva entre setor produtivo e as políticas públicas orientadas ao desenvolvimento integral, articulação historicamente potencializa por uma cultura comunal, associativista e cooperativa", disse.  

Vanessa falou, ainda, sobre a importância do olhar para migração interna e internacional, o número de pessoas em situação de rua no estado, capacidade de atendimentos dos serviços de assistência social e saúde, entre outros temas que precisam de um olhar e cuidado não apenas dos poderes públicos, "mas das forças privadas no nosso estado", declarou.  

A partir dessa reunião, a Procuradora-Geral de Justiça propôs a criação de um "espaço permanente de articulação com representação do Ministério Público, das associações comerciais e industriais, do setor de serviços e do terceiro setor com a finalidade de mapear riscos, identificar oportunidades regulatórias, propor ações conjuntas e apoiar iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade, que já são tendência entre nossos empresários".  

Post

A iniciativa foi vista de forma positiva pelos representantes das instituições

O Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço de Santa Catarina, Silvio Dreveck, disse que esse trabalho vai resultar em bons frutos para Santa Catarina. "O objetivo aqui é trocar ideias sobre como podemos ajudar os problemas que nos afligem, são desafios todos os dias. Somos um estado que vem crescendo muito, mas precisa desse apoio do MPSC, do Procon e de outras entidades que protegem o bom trabalhador, o bom empresário, os bons produtos para o nosso consumidor catarinense", afirmou.  

Já a Diretora de Relações e Defesa do Consumidor do Procon de Santa Catarina, Delegada Michele Alves Correa Rebelo, disse que "essa parceria com o MPSC e com várias entidades fará a diferença para que a gente possa atender o que se espera tanto das entidades privadas quando da sociedade catarinense". 

O Diretor Institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FASCISC), Odilio Guarezi destacou que o encontro foi importante. "Estamos todos muito otimistas e muito felizes com essa possibilidade, com essa abertura de diálogo entre a iniciativa privada e o poder público e principalmente o Judiciário".  



Post

Representando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), o Assessor Institucional Helder Arceno disse que é muito importante quando todo mundo se senta na mesa para a gente discutir os temas que são comuns a todos nós, nas cidades, no Estado e também temas que são nacionais. "Quando a gente fala, em termos econômicos, hoje, no Brasil, nós temos um grande desafio no conjunto de construir, não seria só legislação, mas, enfim, política pública que consiga alcançar a proteção do emprego, a proteção das empresas constituídas aqui, a venda no comércio legal, apoiar o comércio que funciona, estabelecido, emprega, paga salário, gera renda, faz a circulação da economia como um todo. Então, acho que esse é um tema importante também para o Ministério Público, junto com as entidades, debater e oferecer soluções para poder atuar também", declarou.  

Também participaram do encontro o Presidente da ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis), Célio Antônio Bernardi Júnior; o Diretor-presidente do Badesc, Ari Rabaiolli; a Diretora Regional do SESC, Simone Karla da Rocha Batista; o Presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (Fecesc), Francisco Alano; a Diretora da Fecesc, Rosimeri Prado; o Presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Keil Koerich; a Gerente de Articulação da CDL Florianópolis, Hélio Leite; e o Assessor Jurídico da CDL Florianópolis e FCDL/SC, Anderson Ramos Augusto.