Post

Mais um avanço histórico em inovação e tecnologia foi apresentado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta segunda-feira (4/11). A ferramenta de inteligência artificial Copilot 365 foi lançada em um evento na Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, com transmissão virtual pelo Teams. O recurso já está disponível para os membros do MPSC e será gradualmente implementado em toda a Instituição.   

Na abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, enfatizou a importância da nova ferramenta. "Em um mundo em constante evolução, precisamos estar abertos a aprender e reaprender para acompanhar as mudanças tecnológicas. Com esta nova versão do Copilot, estamos avançando em busca de eficiência e resolutividade, incorporando o que há de mais moderno em inovação e tecnologia no MPSC para atender de forma ainda mais célere a sociedade catarinense", afirmou.  

Post

Para Trajano, a inteligência artificial é um auxílio importante para o exercício ministerial. "Nosso volume de trabalho cresce a cada ano e estamos sempre buscando alternativas para atender à demanda de forma mais eficiente. Sem dúvida, a integração com ferramentas de IA já tem contribuído significativamente nesse processo", completou o Procurador-Geral de Justiça.  

O Coordenador do Núcleo de Inovação, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado, destacou os avanços conquistados desde fevereiro, quando a primeira versão do Copilot foi implementada no MPSC. "Reconhecemos que este é apenas o início e que, a partir de agora, temos o desafio de fazer diferença no dia a dia das pessoas e no trabalho das Promotorias de Justiça", declarou. "Estamos entusiasmados com as oportunidades de criar uma IA generativa com segurança no MP catarinense", completou Lucas.  

Post

O Coordenador apresentou usos práticos do Copilot 365 nas Promotorias de Justiça e compartilhou depoimentos e dicas de Assistentes que já incorporaram a utilização da ferramenta no dia a dia. O recurso se integra a aplicativos do Microsoft 365, como Word, Teams, PowerPoint, Outlook, Excel e OneDrive, oferecendo funcionalidades inovadoras de criação e revisão de textos, automação de apresentações, transcrição e resumo de reuniões, análise de dados e gerenciamento de projetos.   

Na sequência, o especialista em neurociência, tecnologia e negócios Leandro Mattos ministrou a palestra "Inteligência artificial aplicada ao Ministério Público - Copilot 365". "O que o MP está fazendo é algo grandioso. A liderança deu um passo importante em prol da inovação, e agora é fundamental que todos explorem a ferramenta, mesmo que em caráter experimental. O futuro, que não chega ao mesmo tempo para todos, está chegando agora para vocês", disse.  


Estratégia Digital  

O lançamento do Copilot 365 faz parte da Estratégia Digital do MPSC. Todas as ferramentas e todos os sistemas que estão sendo implementados são projetados para melhorar o trabalho de campo, assegurando uma prestação de serviços judiciais e extrajudiciais eficiente e resolutiva.  

Em fevereiro, foi lançada a primeira versão do Copilot, disponível para membros, servidores, comissionados, residentes e estagiários do MPSC. Equipado com os motores de IA mais avançados, como o GPT-4 e DALL-E 3, o Copilot é capaz de produzir textos, resumir documentos, fazer pesquisas on-line e retornar resultados confiáveis, indicando a fonte de onde foram retirados. A versão é acessível via Web pelo computador, tablet ou celular, com a segurança dos dados do MP, que são criptografados. Acesse aqui a página com dicas de uso.  

Já no mês de agosto, a Instituição lançou o Escriba, uma ferramenta de transcrição automática de áudio e vídeo, baseada em inteligência artificial. A partir de uma gravação, o aplicativo gera um documento de texto com todas as falas, além de indicar o minuto e o segundo em que cada trecho foi dito. O Escriba oferece transcrições de alta fidelidade, podendo captar vozes de gravações de audiências, depoimentos, reuniões e áudios de WhatsApp. Na Central de Serviços está disponível um guia de uso. Acesse-o aqui