Post

Realizado desde 2019 pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o curso "Infrequência escolar e o programa APOIA do MPSC" atingiu, recentemente, uma marca que demonstra a importância da iniciativa: 2 mil capacitados e quase 4 mil inscritos desde o começo das atividades.  

Oferecido gratuitamente, o curso tem como objetivo tratar de forma interativa e didática as causas da infrequência nas escolas e o papel de cada um no combate ao problema. A capacitação é direcionada para professores, equipes pedagógicas de escolas, conselheiros tutelares, Promotores de Justiça e assistentes, mas pode ser acessada por qualquer pessoa interessada no tema.  

O Coordenador do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências da Regional de Itapiranga, Sebastião Froes, é um dos cidadãos capacitados pelo curso. Ele ressalta a pertinência do curso, especialmente em um momento pós-pandemia. "O curso é muito bom, bem completo. O programa em si é muito bom também. Esse é o grande desafio, combater a infrequência escolar, e o programa APOIA vem para possibilitar que o aluno seja trazido de volta ao convívio escolar por meio de ações bem específicas. Acredito que o curso é muito importante pela maneira como ele trabalha, junto com as nossas unidades escolares, na questão de trazer o aluno à escola e combater a evasão escolar, que é um grande desafio, principalmente nesse período pós-pandemia. É um curso muito bom. Fiz e recomendo", afirma. 

A constatação de Froes sobre o curso representa o pensamento da grande maioria dos participantes. Em uma pesquisa realizada com os concluintes da formação, aproximadamente 99% afirmaram que o curso atendeu às expectativas.  

Para o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, o alcance do curso demonstra a excelência da formação proposta pelo MPSC. "Alcançarmos duas mil pessoas capacitadas para lidar com um tema tão complexo como a evasão escolar é fundamental para que o combate a esse grave problema social ocorra de maneira qualificada e eficaz. Isso mostra também a importância da iniciativa do MPSC, oferecendo um curso de excelência, como mostram as avaliações, que garante um melhor atendimento às crianças e adolescentes em situação de infrequência escolar", salienta. 

A iniciativa do MPSC ocorre por meio do APOIA, programa criado em 2001 pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPSC e que objetiva mobilizar famílias, escolas, conselhos tutelares e toda a sociedade para garantir a permanência de alunos na escola. As aulas ocorrem inteiramente on-line por meio da plataforma virtual do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC. 

Como se inscrever no curso 

Para fazer a inscrição no curso, basta criar uma conta no CEAF Virtual, clicar na sessão "Inscrições abertas", localizar o curso e preencher o cadastro. Não há limites de vagas nem necessidade de aguardar prazos ou turmas para participar. A formação tem duração de 34 horas-aula. 

Ao se inscrever, o participante tem acesso imediato ao conteúdo e 60 dias para concluir as atividades a fim de que possa obter o certificado digital, liberado automaticamente ao final do curso. Caso não conclua os exercícios nesse prazo, o cadastro irá expirar e o participante deverá fazer uma nova inscrição. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail eadSuporte@mpsc.mp.br