Post


Apesar da pandemia de covid-19 ser um fenômeno recente, diversas pesquisas pelo mundo já apontam os seus impactos na saúde mental. O isolamento social, o medo da doença, o luto pelas perdas e o cenário de incertezas geram sintomas como ansiedade, estresse, solidão e depressão. Aqui, no Brasil, uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) demonstrou que 65% dos participantes tiveram uma piora na saúde mental durante a quarentena.

Por isso, neste ano, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) traz uma edição especial do evento Setembro Amarelo com o tema "Distantes, mas juntos". Por meio de três seminários virtuais e ações nas mídias sociais, a instituição vai apresentar orientações de saúde física e mental e abordar um dos paradoxos da pandemia: cultivar a proximidade e o cuidado diante da necessidade da distância.

A ideia é aprofundar e ampliar o alcance das discussões e estratégias de cuidado em saúde mental e prevenção ao suicídio, divulgando informações sobre autocuidado, rede de proteção e boas práticas que promovem saúde e previnem agravos do sofrimento, sobretudo em tempos de pandemia e pós-pandemia. Participe! Os eventos serão gratuitos e abertos ao público, com transmissão por meio do canal do MPSC no Youtube.

Setembro Amarelo no MPSC

Desde 2014, setembro é considerado o mês de referência para campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio, a partir de iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina.

No MPSC, instituição que atua na defesa dos interesses da coletividade e na indução de políticas públicas, o "Setembro Amarelo" é pauta de um grande evento anual desde 2015. Entre os temas já abordados, estiveram "Doenças Mentais: Falar para prevenir, conhecer para tratar", "Não se esconda atrás dos emojis" e "Reveja seus conceitos" .

Em 2020, a necessidade de discussão sobre essa doença que registra no mundo uma morte a cada 40 segundos cresce ainda mais. Com o confinamento, a distância de amigos e parentes, o luto das perdas e o intenso fluxo de informações diárias, manter a saúde mental tem se tornado um desafio cada vez maior.

Neste contexto, o Ministério Público reformulou seu evento anual e apresenta a sexta edição totalmente online, por meio de três seminários virtuais transmitidos via Youtube. Com o mote "Distantes, mas juntos", os eventos abordarão as implicações na saúde mental e possibilidades de trabalho na pandemia de covid-19.

O primeiro seminário acontece dia 8/9, a partir das 17h, com o tema "O cuidado em saúde mental: orientações aos profissionais e trabalho articulado entre políticas públicas". O Psicólogo e Orientador do Núcleo de Educação em Urgências de Santa Catarina Diego Tenório Batista e o Psiquiatra Eduardo Pimentel abordarão a saúde mental dos pacientes atendidos e dos profissionais de saúde, reforçando a importância das redes de apoio e do manejo do luto.

"Boas práticas em saúde mental de adolescentes e pessoas idosas: cultura e laço social" é o foco da segunda edição, marcada para o dia 14/9, às 16h. O seminário contará com a participação do psicólogo e coordenador do projeto Rede de Atendimento à Infância e Adolescência (RAIA), Murilo Cavagnoli; Ana Paula Baltazar, do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI, da UFSC) e Manolo Kottwitz, da Secretaria de Cultura de Chapecó. Eles apresentarão as experiências dos projetos "Tamo Junto" e "Quarentena no NETI", mostrando como com disposição e criatividade é possível criar boas práticas e manter os laços mesmo à distância.

Para encerrar o ciclo de eventos do Setembro Amarelo, a psicóloga e coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó Maria Carolina da Silveira Moesch e a pedagoga e professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Luciene Regina Paulino Tognetta falam sobre "Acolhida e manejo do sofrimento de crianças e adolescentes na escola" no último seminário, marcado para o dia 23/9, às 15h. Serão discutidas ferramentas de acolhida, estratégias de fortalecimento de laços na escola e entre escola e comunidade, assim como os fluxos intersetoriais de apoio às equipes.

Ofereça e procure ajuda

Oferecer atenção e acolhimento e estar disponível para conversas sem julgamentos podem parecer pequenos atos, mas, na verdade, são ações que fazem muita diferença na vida de alguém que passa por momentos difíceis. Por isso, se você pode, esteja atento e ofereça carinho às pessoas ao seu redor, mesmo que remotamente.

Se você sente que necessita de suporte emocional para si, ou conhece alguém que dê sinais de que precisa de mais ajuda, entre em contato ou indique o Centro de Valorização da Vida. O CVV é uma iniciativa gratuita que funciona 24 horas por dia oferecendo apoio emocional especializado. Ele pode ser contatado por chat no site, por e-mail ou pelo número 188.

Você pode também buscar orientação junto a um profissional de saúde ou alguém de sua confiança. Não isole seu sofrimento!

Confira a programação abaixo: 
  •    08 de Setembro 17 h 

Seminário virtual "O cuidado em saúde mental e o manejo do luto: profissionais da saúde e trabalho articulado" 

- Diego Tenório Batista (Psicólogo e Orientador do Núcleo de Educação em Urgências de Santa Catarina) 

- Eduardo Pimentel (Psiquiatra) 

  •    14 de Setembro 16 h 

Seminário Virtual "Boas práticas em saúde mental de adolescentes e pessoas idosas: cultura e laço social" 

- Murilo Covagnoli (psicólogo e coordenador do projeto Rede de Atendimento à Infância e Adolescência -RAIA)

- Manolo Kottwitz (Secretaria de Cultura de Chapecó)

- Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa (Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde e Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI/UFSC) 

- Margarete Leopoldo de Mello (aluna do NETI e  Especialista em alfabetização e psicopedagogia).

  •    23 de Setembro 15 h 

Seminário Virtual "Acolhida e manejo do sofrimento de crianças e adolescentes na escola" 

- Maria Carolina da Silveira Moesch (Psicólogo - UNOCHAPECO) 

- Luciene Regina Paulino Tognetta (Pedagogo- FCLAR/UNESP)





RÁDIO MPSC

Ouça a entrevista sobre Setembro Amarelo com Daphne de Castro Fayad, ela é doutora em psicologia e atua como analista em psicologia no CIJ (Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude).

https://documentos.mpsc.mp.br/portal/conteudo/audio/radio/SETEMBRO%20AMARELO%20-%20ENT%20DA%20SEMANA_01.mp3