"Vocês sabem o que faz o Ministério Público?' pergunta o Promotor de Justiça Dirceu Alves Rodrigues Filho, enquanto um dos alunos levanta a mão e diz: busca fazer a justiça. E na sequência, outra estudante emenda: também processa quem faz algo errado". Esse diálogo abriu a palestra do programa Cultivando Atitudes, realizada na manhã de quinta-feira (03/10), na Escola de Ensino Básico Professor Mário de Oliveira Goeldner, em Mafra, Planalto Norte Catarinense.
A iniciativa faz parte do programa Cultivando Atitudes, desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A ação visa interagir com os alunos e professores em sala de aula, por meio de um bate-papo, para tratar de temas que abordam problemas diários e sociais, como o cuidado com o meio ambiente, bullying, cidadania, ética e combate à violência. No encontro, também foram repassadas informações sobre a atuação do Ministério Público.
Em Mafra, os cerca de 50 estudantes dos 5ºs anos da unidade de ensino assistiram a uma palestra sobre preservação ambiental. Em sua exposição, o Promotor de Justiça falou da necessidade de cuidados que se deve ter com o meio ambiente agora, para que no futuro as pessoas não sofram com rios poluídos, excesso de lixo e a falta de áreas verdes. Ele tratou, ainda, acerca da violência contra os animais. ¿Os animaizinhos são seres que precisam de proteção, que não sabem se defender. E se vocês presenciarem qualquer situação de maus-tratos devem falar com seus pais e responsáveis para que denunciem¿, explicou.