Notícias no portal e na intranet, relacionamento com a imprensa, vídeos, podcasts, fotos e publicações em redes sociais. A Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) desempenhou um papel essencial na disseminação das iniciativas do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), aproximando-o da população e fortalecendo a comunicação interna.  

O crescimento na produção de notícias internas e externas foi significativo. Foram 2.705 notícias produzidas, 300 a mais em relação ao ano passado. Esse aumento de publicações se refletiu no impacto de mídia. De acordo com relatórios de clipagem, apenas em 2024, o MPSC apareceu, em média, em 2.500 publicações por mês - quase duas notícias por hora.  

A produção de conteúdo nas redes sociais aumentou. Até a primeira semana de dezembro, foram produzidos 1.381 posts no Instagram, 12% a mais em relação ao ano passado. Também houve um aumento de 12 mil seguidores neste ano. O perfil está próximo de alcançar 90 mil seguidores, ou seja, quase 90 mil pessoas recebem nossos conteúdos regularmente. 

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O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destaca que "os números alcançados pela Coordenadoria de Comunicação Social neste ano de 2024 são um reflexo do compromisso do Ministério Público de Santa Catarina com a transparência, a proximidade com a sociedade e o fortalecimento de sua comunicação interna". 

"A COMSO demonstrou competência e inovação ao ampliar significativamente a produção de conteúdo, diversificar os formatos e explorar novos canais de comunicação. Esse trabalho é essencial para aproximar a instituição da população, destacando o impacto do MPSC na defesa dos direitos e na promoção da cidadania. Parabéns a todos os integrantes desse grande time!", ressaltou o PGJ. 

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A Subprocuradoria-Geral para Assuntos Institucionais tem a função de supervisionar a atuação da Coordenadoria. Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, a atuação da COMSO atingiu uma produção nunca vista na Instituição, decorrente da expressiva atuação da classe e da Administração Superior. 

Segundo Locatelli, o setor de comunicação conseguiu acompanhar com dinamismo, qualidade e competência, produzindo materiais gráficos, vídeos, textos, podcasts, interagindo com colegas e imprensa de maneira sensível e qualificada, levando as notícias de maneira prudente e direta aos meios de conciliação e à sociedade. "Parabéns a todos os integrantes por tanta dedicação e compromisso com o MPSC", complementou.

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Para a Coordenadora de Comunicação Social da Instituição, jornalista Silvia Pinter, a diversidade de habilidades e de conhecimentos da equipe que atua na comunicação do MPSC faz toda a diferença. "Fazer comunicação de interesse público de qualidade é um desafio diário. Por isso, o nosso trabalho é estratégico e em equipe. Ninguém faz nada sozinho. A qualidade do nosso trabalho demonstra que os profissionais de comunicação que integram a COMSO entendem a missão da Instituição e têm como foco bem informar a sociedade", ressalta Pinter. 


Jornalismo: notícias que impactam e aproximam 

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A principal atribuição da Gerência de Jornalismo é produzir notícias. São nove jornalistas na Capital e nas principais regiões do Estado e uma equipe de estagiárias que produzem notícias para o portal e a intranet. Com uma redação ativa, a COMSO publicou 1.207 notícias na intranet, além de 1.552 no portal externo (mpsc.mp.br) até a primeira semana de dezembro. 

A cobertura de eventos é uma pauta constante no jornalismo. Eventos como o Prêmio Lume, o Encontro Catarinense de Justiça Restaurativa, o Prêmio José Daura e as palestras temáticas, como Setembro Amarelo, foram alguns destaques do ano.  

A coordenadoria também promoveu um evento de media training em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC. O curso buscou aprimorar a habilidade dos membros da Instituição na comunicação com a imprensa, em uma programação dinâmica com palestras e atividades práticas com Promotores de Justiça. 

O resultado de toda essa produção é visível diariamente na imprensa. O Ministério Público de Santa Catarina foi mencionado na mídia cerca de duas mil vezes por mês. Entre rádio, televisão, jornal impresso e jornal digital, foram quase 24 mil menções até meados de dezembro, o que totaliza mais de 60 citações referentes à Instituição por dia.  

Além das notícias factuais diárias, os textos mais humanizados ganharam espaço. É o caso da série "Do concurso à carreira" na intranet, que conta histórias marcantes de integrantes da Instituição, narrando seu trajeto de estudos e suas motivações profissionais e pessoais para ingressar no Ministério Público. As matérias produzidas sobre o programa "Cultivando Atitudes" também foram especiais. Por meio do programa, nossas equipes foram pessoalmente a diversas escolas para acompanhar as crianças e contar histórias emocionantes. 


Redes sociais: engajamento e conexão com diferentes públicos 

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Setecentos e setenta e quatro: esse foi o número de publicações compartilhadas no perfil do MPSC no Instagram só de janeiro a novembro. Além disso, foram produzidos 607 reels e 3.422 stories. Por meio de diversas campanhas, séries de vídeos, carrosséis explicativos e parcerias com outras instituições, o Ministério Público manteve sua rede social dinâmica, atingindo a marca de 89 mil seguidores. Com esse número, somos o terceiro maior Ministério Público estadual em número de seguidores, ficando atrás apenas do Ceará (MPCE) e de Minas Gerais (MPMG). 

Nosso perfil no Instagram vai além dos números. Informar, conectar pessoas, apresentar o trabalho de Promotores e Promotoras de Justiça e mostrar o que o MPSC faz são nossos objetivos.  

De acordo com dados da própria plataforma, as campanhas em vídeo de maior impacto foram as séries do Prêmio Lume, com mais de 70.900 impressões somadas em 17 publicações. A campanha "Não clica que é golpe", focada em orientar os consumidores nas compras on-line, teve mais de 13.200 pessoas impactadas. Já os posts relacionados à ajuda humanitária às pessoas atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul alcançaram mais de 17 mil pessoas e passaram de 1.700 curtidas. 

Outras séries recorrentes também têm audiência relevante. É o caso do quadro "MP pelo Estado". Veiculado todas as sextas-feiras, ele traz o resumo das notícias de destaque na semana. Já o "MP Cultural" foi criado neste ano e mostra alguns pontos turístico-culturais de Santa Catarina e a atuação do Ministério Público. O quadro "MPSC junto ao Cidadão" mostra, na prática, como a Instituição auxilia a população. Por fim, o "Direto da Redação" explica, em vídeo, o nosso "plantão de notícias". As informações que precisam ser disseminadas rapidamente entram nesse quadro.  

Em 2024, o perfil do MPSC no LinkedIn foi reestruturado e, com a nova grade editorial, chegou à marca de 7.500 seguidores. Agora, diariamente são publicados conteúdos como notícias, oportunidades de estágio e artigos. Na sexta-feira, uma newsletter é elaborada com notícias de destaque da semana. Já há mais de 2.600 pessoas acompanhando a newsletter semanalmente. 

A novidade do ano foi o início das publicações no TikTok. O objetivo é atingir cada vez mais pessoas, comunicando-se com um público mais jovem, para que eles também entendam a importância da atuação do Ministério Público. 


Audiovisual: imagens que contam histórias 

Na área de audiovisual, a COMSO produziu mais de 200 vídeos, 20% a mais que no ano anterior, e 120 podcasts. Semanalmente a coordenadoria publica o boletim de áudio "Destaques da Semana", tanto no portal externo quanto no Spotify, contando um pouco sobre as principais notícias do MPSC. Em 2025, os conteúdos de áudio do MPSC passarão por uma reformulação.  

Quinzenalmente, o podcast "Momento MP" recebe um convidado para tratar de algum assunto relevante que foi destaque na mídia. O programa, que é publicado sempre no YouTube e no Spotify, já tratou de assuntos como poluição sonora, defesa das mulheres e de pessoas com deficiência e a vida do Promotor de Justiça Marcelo Câmara - uma edição que recebeu mais de 1.200 visualizações. Durante o ano, o Momento MP foi reestruturado com novos equipamentos e linha editorial. Outros boletins, com sonoras de Promotores de Justiça, geralmente são postados com as notícias. 

A produção de vídeos também é intensa: foram 204 produzidos em 2024. Apenas no YouTube, o conteúdo em vídeo obteve mais de 353.000 visualizações no ano.  

Matérias especiais estão na pauta da equipe de vídeo. Um exemplo é o Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA), cuja comemoração de 25 anos envolveu um vídeo de 15 minutos mostrando toda a sua história e atuação no Estado.   

A presença em TVs e rádios também foi marcada pela parceria com a Associação Catarinense de Rádios e TVs (ACAERT). Quinze programetes em áudio e vídeo mostraram a atuação no MPSC nos intervalos da programação de 240 emissoras de rádio e 10 emissoras de TV do Estado. 


Criação: design estratégico que transforma ideias em impacto visual 

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A equipe de Criação é a responsável pelos materiais de design do Ministério Público catarinense. Neste ano, propôs projetos gráficos inovadores, como o da "Constituição do Estado de Santa Catarina - Anotada com julgados da jurisdição constitucional catarinense" e a transformação do Relatório de Gestão Institucional (RGI) em revista.  

Este ano, a área de criação auxiliou a concretizar as ideias dos cinco finalistas do Prêmio José Daura por meio de folders, logotipos, cartilhas e projetos gráficos, ajudando, assim, a dar forma a alguns dos projetos.  

Além disso, a equipe foi ativa durante a campanha do Agosto Lilás, criando todo o layout do Termômetro da Violência Doméstica. Aliás, o desenvolvimento de identidades visuais é um dos fortes da equipe, que criou 20 neste ano, como a do Setembro Amarelo, das eleições de 2024 e de campanhas internas, como o Programa de Compliance e Integridade. 

 Alguns dos 35 logotipos criados ou repensados foram do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA), do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) e do Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (GEDCLIMA). 

No total, foram desenvolvidas quase 200 peças gráficas -  folders, cartazes, convites, apresentações visuais, entre outros - para as mais diferentes áreas do MPSC apenas em 2024. Publicações como livros, cartilhas, revistas e relatórios somam mais de 40 diagramações. 


Fotografia: capturando momentos 

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Contando com três fotógrafos, a equipe da COMSO não fica parada. Eles estiveram em mais de 700 pautas apenas neste ano, incluindo eventos, sessões, congressos, reuniões e capacitações. A equipe também conduziu um concurso fotográfico, com o apoio da Criação, visando escolher as fotografias que irão para o calendário de 2025 do MPSC. Todas as imagens enviadas pelos participantes foram organizadas e votadas pela Comunicação Social. 

Você pode conferir algumas das coberturas fotográficas deste ano pelo perfil do MPSC no Flickr - clique aqui