Três palestras do MPSC marcaram o Agosto Lilás em Navegantes
Além da palestra na Câmara de Vereadores, o Ministério Público de Santa Catarina promoveu no mês de agosto mais duas palestras em Navegantes para chamar a atenção sobre a violência doméstica contra as mulheres. A primeira alcançou jovens do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Básica Professora Daniela Pereira, no bairro Gravatá, no dia 18 de agosto.
Num auditório lotado, a Promotora de Justiça Bianca Andriguetti Coelho falou sobre as três fases da violência, um ciclo que vai progredindo se não houver, principalmente, informações como as repassadas na palestra e que as mulheres precisam ficar alertas: a irritação, a perda de controle e o arrependimento.
O alerta foi para as meninas e também para os meninos para não se tornarem potenciais agressores, como destacou Alice, de 15 anos. "Muitos homens acabam absorvendo esse comportamento porque observam os pais, tios, cometendo esse tipo de violência. Então, eles precisam saber dessa realidade para não fazerem muitas mulheres sofrerem."
No dia 30 de agosto, o MPSC foi convidado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher a participar do evento Agosto Lilás, na Escola de Educação Básica Adelaide Konder, no bairro Machados. Na ocasião, 34 pessoas participaram da palestra de profissionais da educação, da representante da OAB Fabiola Vieira, da Delegada da Polícia Civil Patrícia Burin e da Promotora de Justiça Bianca Andriguetti Coelho.
Agosto foi o mês dedicado para fortalecer a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 para combater a violência doméstica no Brasil. Dentro do Agosto Lilás, o MPSC, promoveu a campanha "Oi, meu nome é Maria" com história de mulheres vítimas de violência e que procuraram os centros de apoio para receber ajuda.
Canais para denúncia de violência doméstica e familiar contra a mulher em SC:
Polícia Militar de Santa Catarina
Ligue 190 (para situação de emergência)
Aplicativo PMSC Cidadão (disponível em Android ou IOS)
Polícia Civil de Santa Catarina
Disque Denúncia 181 (aceita denúncia anônima) ou (48) 98844-0011 (WhatsApp/Telegram
Delegacia de Polícia Virtual da Mulher
Ouvidoria das Mulheres do MPSC
Telefone: (48) 3229-9306 e 127 (ligação gratuita)
Formulário eletrônico: https://mpsc.mp.br/ouvidoria/cadastro-de-manifestacoes
E-mail: ouvidoriadasmulheres@mpsc.mp.br
Ouvidoria das Mulheres do Conselho Nacional do Ministério Público (Canal especializado Conselho Nacional do Ministério Público para recebimento de denúncias relacionadas à violência contra a mulher)
Telefone: (61) 3315-9476 (WhatsApp)
E-mail: ouvidoriadasmulheres@cnmp.mp.br
Ligue 180 (denúncias e informações sobre violência