Post

Bullying é crime e é um assunto muito sério. Entretanto, os alunos da Escola de Educação Básica Rudolfo Luzina, de Nova Erechim, no Oeste do Estado, debateram sobre o tema de uma forma bem descontraída. Eles participaram do Quiz Antibullying, um jogo de perguntas e respostas criado pela Promotora de Justiça Raquel Marramon da Silveira, titular da Comarca de Pinhalzinho, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de combater o bullying no ambiente escolar. A atividade ocorreu na manhã da última terça-feira (17/9).  

 "Os adolescentes e as crianças têm participado das dinâmicas, têm mostrado engajamento na atividade, o que é importante para que ela funcione. É claro que muitas vezes eles apresentam uma certa timidez, especialmente no início, por estar vindo alguém de fora da escola para tratar do tema, que para eles muitas vezes é levado com seriedade, mas o objetivo é que ao longo da dinâmica eles fiquem mais soltos e se sintam mais à vontade para fazer perguntas, para tirar dúvidas e para dar cada um a contribuição para o assunto", ressalta.

Post

A Promotora de Justiça relata que essa foi a segunda atividade desenvolvida pelo projeto Quiz Antibullying neste ano e a ideia é ampliá-lo para outras escolas. "Nós instauramos um procedimento administrativo na Promotoria de Justiça para acompanhar o projeto passo a passo. Nele nós cadastramos todas as atividades que são realizadas, fazemos registros para que aos poucos possamos ampliar para outras escolas da comarca. A ideia é também ampliar o próprio projeto, com novas ideias, quem sabe aplicar, ao final, um questionário a respeito das condutas que agora os alunos fariam diferente ou a respeito daquilo que eles aprenderam", enfatiza.  

Para diretora da EEB Rudolfo Luzina, Claudete Utizig, receber o projeto para falar sobre esse tema foi de suma importância. "Hoje nós podemos perceber que os alunos muitas vezes não têm a maturidade de entender o problema que é fazer bullying. Como é importante ouvir os nossos alunos no dia a dia e nesses momentos para que eles consigam expor o que eles sabem e o que eles estão sentindo", ressalta. 

Post

Os alunos gostaram do jogo?   

"Achei que foi um jeito interessante de aprender sobre o que é o bullying, como combater, como evitar, o que ele causa, porque é um assunto que deveria ser falado nas escolas. Foi muito bom para a aprendermos os meios de combater isso e como ele pode ser ruim nas nossas escolas, além de saber a opinião dos próprios colegas, porque como foi algo que cada um deu a sua própria resposta, deu para saber o que cada um acha disso e aprender conteúdos novos. Foi algo que foi possível interagir, debater, e conversar, cada um dando sua opinião. Foi bem legal, bem interessante". - Isabela Borsoi, 16 anos, 2º ano do ensino médio.  

"Eu achei um negócio muito interessante porque, querendo ou não, a gente sabe que é muito perigoso, né? É prejudicial para muitas pessoas, aprendi coisas diferentes, gostei bastante." - Enzo Marcel Perin, 15 anos, 9º ano.  

"Eu achei uma dinâmica muito interessante, muito legal, muito boa para se passar para os alunos. É muito importante para todos saberem. Adorei, porque eu achei que deu para entender bem mais com o jogo do que somente palestras." - Amanda Angelo Busato Palaoro, 12 anos, 7º ano  

"Eu achei bem interessante a forma em que foi abordado o assunto, porque o bullying é algo bem recorrente nas escolas e é bem tratado, porém dessa forma de jogo eu acho que ficou mais dinâmico, acho que chamou mais a atenção do público, principalmente por sermos adolescentes. Acho que foram esclarecidas muitas coisas também, principalmente a parte mais jurídica, por ser como uma Promotora de Justiça. Então, acho que foi bem interessante, bem produtivo." - Lucas Moratelli, 17 anos, 3º ano do ensino médio.  

Post

Como o jogo funciona?   

A dinâmica é um jogo de perguntas e respostas sobre bullying. A ideia do jogo é buscar conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de ações de combate. Durante a atividade, os estudantes são divididos em seis grupos e devem responder a diferentes questões sobre o tema. Para estimular a participação, o grupo que responder de forma mais completa e destacar algumas palavras-chave importantes ganha uma premiação simbólica ao final.  

A primeira edição do projeto ocorreu em Pinhalzinho. Saiba mais aqui: Em Pinhalzinho, Promotora de Justiça cria jogo para conscientizar crianças e adolescentes sobre bullying (mpsc.mp.br).

Programa Transformação MP  

O projeto "Quiz Antibullying" faz parte do programa "Transformação MP", do MPSC. O programa estimula e apoia iniciativas das Promotorias de Justiça que ajudem a solucionar problemas na realidade local, com possibilidade de as ações serem replicadas por outras Promotorias que tenham os mesmos problemas. 

Afinal, o que é bullying?

Bullying é um termo que se refere a atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo contra uma pessoa em uma posição vulnerável. Essas ações podem ocorrer em diferentes ambientes, como em escolas, lno trabalho e até mesmo on-line.  

As consequências do bullying são graves, podendo incluir danos emocionais e psicológicos significativos para as vítimas, que muitas vezes se sentem isoladas e sem apoio. É importante que haja conscientização sobre o bullying e medidas de prevenção e combate a essas práticas para garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos.

Você conhece a campanha do MPSC?

A campanha "Bullying: isso não é brincadeira" é uma forma de comunicar e esclarecer o assunto. Vídeos informativos e educativos, material para download, orientações e outras informações estão disponíveis no portal da instituição. Os materiais podem ser utilizados em escolas e em outras instituições ou por profissionais que desejem falar sobre o tema. Bullying não é brincadeira.  

Acesse os materiais da campanha aqui: Bullying. Isso não é brincadeira. (mpsc.mp.br).