Em Xanxerê, adolescentes em medida socioeducativa de liberdade assistida participam de atividade com Stiles, o cão mensageiro
A ação faz parte do projeto de atividade assistida com animais realizado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca.
Em uma manhã diferenciada, seis adolescentes em medida socioeducativa de liberdade assistida tiveram uma experiência inusitada: ao lado de Styles, um pit bull adestrado, eles participaram de uma intervenção assistida com animais, promovida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê. O encontro, que ocorreu na última semana de outubro, buscou trazer aos adolescentes uma nova perspectiva sobre superação, empatia e recomeço.
"O objetivo da atividade foi permitir a interação dos adolescentes com o Ministério Público de maneira mais informal do que os contatos em audiências de apresentação e outros atos processuais relacionados à prática de atos infracionais. A ideia também foi promover o bem-estar emocional, com a redução de sentimentos de estresse e ansiedade", explica a Promotora de Justiça Ana Cristina Boni, responsável pelo projeto.
A atividade foi conduzida pelo zootecnista Vagner Ribeiro, que iniciou o encontro com uma palestra sobre sua trajetória pessoal e profissional. Ao compartilhar suas experiências, ele contou como superou dificuldades econômicas e sociais para alcançar seu objetivo de vida: trabalhar com cães.
"A história do Vagner trouxe lições sobre superação e mostrou que, mesmo em condições adversas, é possível construir um futuro diferente. A dinâmica foi planejada para ressaltar que, independentemente de erros do passado, as qualidades e peculiaridades de cada um podem ser aprimoradas para um futuro melhor", destacou a Promotora de Justiça, responsável pela iniciativa.
Durante a apresentação, o pit bull surpreendeu os jovens ao carregar em sua mochila mensagens de otimismo, que entregou diretamente a cada participante. O adestrador também abordou os preconceitos que Stiles enfrentou devido à sua raça, frequentemente vista como perigosa. "Stiles é visto como um `marginal¿ pela sua aparência, mas, com trabalho e desenvolvimento de suas potencialidades, revelou-se um animal valoroso e querido", comentou Ribeiro, reforçando a ideia de que o mesmo princípio pode ser aplicado aos adolescentes.
Após a intervenção com Stiles, os adolescentes foram apresentados a outras áreas de atuação do Ministério Público, como a defesa dos direitos da pessoa, da saúde, do meio ambiente e da educação. A atividade também incluiu uma breve visita pelas instalações das Promotorias de Justiça de Xanxerê.
Saiba mais sobre o projeto
As atividades assistidas com animais (AAA) consistem em abordagens utilizando animais, como cães ou gatos, para contribuir, entre outros aspectos, na promoção do bem-estar emocional e na interação social, trazendo impactos positivos aos envolvidos por meio do aumento da autoestima e da confiança, da redução do sentimento de solidão, do estresse e da ansiedade. As atividades assistidas com animais podem trazer benefícios como a melhora na comunicação, o desenvolvimento físico e respostas emocionais positivas.
O cão Stiles, que faz visitas quinzenais às Promotorias de Justiça de Xanxerê, sempre às segundas-feiras, foi treinado para truques e interações com as pessoas, bem como para levar uma mochila com mensagens de motivação e otimismo. A ideia é promover momentos de diminuição do estresse e da ansiedade para aqueles que recebem a visita, além de ajudar os participantes a superarem seus medos e traumas com relação a animais.
O público-alvo da atividade são todos que integram as Promotorias de Justiça da comarca, adolescentes autores de atos infracionais e crianças e adolescentes em situação de evasão escolar.
O projeto, que teve início em agosto, ocorrerá até dezembro de 2024, quando serão avaliados os resultados obtidos com a atividade e a necessidade de ajustes na metodologia. a.