Post

Começou em Lages o Encontro Estadual do Tribunal do Júri de 2024. O evento acontece na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no município, reunindo cerca de 70 Promotores e Promotoras de Justiça que atuam nos julgamentos de crimes dolosos contra a vida, nas diferentes regiões do estado. O objetivo é promover a capacitação e a troca de ideias em relação ao tema, aperfeiçoando o trabalho da instituição nas sessões de julgamento. 

Confira as fotos do evento.

A programação se iniciou na tarde desta quinta-feira (23) e se estende até o início da noite de sexta-feira (24), com diversas palestras e oficinas. Na abertura, o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Fábio de Souza Trajano, destacou a importância do evento. "Esse encontro tem por natureza integrar Promotores e Promotoras de Justiça, permitindo a troca de experiências e, com isso, o fortalecimento de nossa atuação no enfrentamento aos crimes contra a vida", disse.

Ele reforçou a importância de cada membro do MPSC e citou a atuação dos Promotores de Justiça nos Tribunais do Júri que julgaram os autores da chacina da creche de Saudades e do homicídio de um homem em Canoinhas - este último contra uma banca de dez advogados. "Foram casos de grande repercussão, que exigiram muita resiliência e articulação para a obtenção dos resultados que a sociedade esperava", relatou. 

PostEntre 2021 e 2023, o MPSC ofereceu 3.177 denúncias por crimes dolosos contra a vida e ocorreram 2.615 sessões do Tribunal do Júri. Em 80% delas, os réus foram condenados. O Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR), Alessandro Rodrigo Argenta, ressaltou que muito desse resultado se deve "à atuação do MPSC, e que ainda existem muitos desafios pela frente".

O Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Fernando da Silva Comin falou sobre a necessidade da busca contínua pelo aperfeiçoamento. "A mudança no perfil da criminalidade traz também uma alteração no formato da defesa. Precisamos estar cada vez mais preparados para buscar a justiça, agindo de forma certeira e estratégica para atender aos anseios da sociedade", afirmou.

Também estiveram presentes na abertura o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciana Uller Marin; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Marcelo Gomes Silva; o Coordenador Estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Marcio Cota; o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Alexandre Estefani; o Coordenador Operacional do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (GEJURI), Fabrício Nunes; e a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Lara Peplau. O evento é uma promoção do CCR e do GEJURI, com o apoio do CEAF.