Estudantes conhecem a rotina de uma Promotoria de Justiça em Imaruí
Empolgados com a experiência, alunos da Escola Portinho Bittencourt estiveram na sede da comarca para aprender mais sobre as atribuições de um Promotor de Justiça.
O brilho nos olhos não escondia a empolgação dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt, localizada no Centro, ao conhecerem a sede da Promotoria de Justiça e do Poder Judiciário em Imaruí.
As crianças, que estão estudando sobre os três Poderes e as funções essenciais à Justiça, foram conhecer de perto as atribuições de um Promotor de Justiça e a atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
No Ministério Público, eles foram recepcionados pelo Promotor de Justiça Guilherme Brito Laus Simas, que explicou os trabalhos desenvolvidos pela Promotoria de Justiça em favor da comunidade.
"A visita das crianças na Promotoria foi muito boa para conectar ainda mais o Ministério Público com a comunidade local, no seu dia a dia. Entendo ser de grande importância esse contato mais próximo com a população, especialmente as crianças, para conhecer melhor as suas dificuldades e desenvolver com maior qualidade nosso trabalho em prol do interesse público", destacou o Promotor de Justiça.
O aluno Henrique Kist Neto, do terceiro ano, foi um dos estudantes a participar do encontro. "O promotor Guilherme nos explicou que o Promotor de Justiça tem a função de fazer a acusação do réu, o advogado faz a defesa e o juiz condena ou absolve o réu, tudo dentro da lei. Adorei o passeio e aprendi muitas coisas", conta o estudante.
A professora regente do terceiro ano, Eva Silvana Silveira, descreveu a visita como "uma tarde maravilhosa, em que os alunos puderam conhecer os ambientes do Fórum da Comarca de Imaruí. O promotor Guilherme foi muito atencioso com os alunos, tirando as suas dúvidas e curiosidades sobre as funções delegadas por ele e sua equipe. Com certeza foi uma experiência marcante na vida estudantil de meus alunos".
Já o professor Wander Luiz da Rocha Flor, diretor da unidade escolar, destacou a acolhida dos funcionários, que foram atenciosos e pacientes ao tirar as dúvidas dos estudantes e disse ficar extremamente feliz em perceber como a educação de nossas crianças é valorizada pelo sistema de Justiça imaruiense.
"Sem sombra de dúvidas, foi uma tarde de muito aprendizado, em que cada criança pôde visualizar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, percebendo a importância do Poder Judiciário para a sociedade. Foi uma experiência que pretendemos repetir anualmente com mais turmas", ressaltou Rocha Flor.
Confira outros depoimentos
"Foi algo marcante para os alunos, a começar pela forma com que fomos recepcionados pelos profissionais do Fórum da Comarca de Imaruí, que nos acolheram com toda a atenção e carinho. Acredito ter sido um momento de muito aprendizado, pois tamanha foi a atenção demonstrada a todos nós. Como educador, só tenho a agradecer pela oportunidade de conhecer mais de perto os trabalhos do Poder Judiciário e pela contribuição para com a educação de nosso município" - professor Rogério Matias Justino.
"Foi muito legal conhecer a estrutura do Poder Judiciário, desde o vigilante, que faz a segurança do prédio, até os estagiários e demais funcionários. Conhecemos a sala do júri, a sala de audiências e até a sala do juiz. Vimos também a roupa especial que o juiz usa. Foi uma experiência muito boa para todos nós. Fomos muito bem recebidos e todos foram muito atenciosos" - Arthur Silveira da Silva, do quinto ano.