O Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) em 2023 foi reestruturado, com a designação de um membro com dedicação exclusiva. Por meio do NUPIA, já foram realizados acordos que somam mais de R$ 17 milhões. Além disso, no ambiente educacional, o núcleo realiza o projeto Escola Restaurativa. O projeto promove a prevenção, a resolução e a transformação de conflitos dentro das instituições, trazendo um novo clima - de paz - às escolas.
Já o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes (Navit), que começou como Neavit, o Núcleo Especial de Atendimento às Vítimas, atua em rede para atendimento, apoio e acompanhamento às vítimas de crimes. É constituído por um conjunto de órgãos, serviços, programas e projetos de organizações governamentais e não governamentais. "O Navit tem como objetivo atender de forma integral as vítimas de crimes e seus familiares. Em 2023, foi reestruturado e iniciou o seu processo de regionalização. Assim, além do Navit Capital, já estão em funcionamento o Navit de Lages e de Criciúma. Em breve teremos também Navits em Chapecó, Joinville, Blumenau, Itajaí, Joinville, Rio do Sul, Tubarão, Brusque, Joaçaba e São Miguel do Oeste", apresentou o Procurador-Geral de Justiça.
Para finalizar, Fábio Trajano destacou que o Ministério Público catarinense "não tem a pretensão de resolver todos os problemas sozinho. Por isso, estabelecemos tantas parcerias, representadas aqui hoje, com a União, Estado e os municípios. Mas é especialmente em parceria com a sociedade que nós atuamos, não apenas como um prestador de serviços públicos, mas como um dos atores de melhoria da qualidade de vida de cada cidadão e cidadã em nosso estado", encerrou.
O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal parabenizou a apresentação e os resultados do MPSC. "Em Santa Catarina, os 295 municípios catarinenses reconhecem o esforço de cada representante do MPSC no que tange sua atividade em defesa do nosso estado e do catarinense", disse.
Também estiveram presentes membros da Administração Superior, Promotores de Justiça e servidores do MPSC; Procurador-Geral do Estado de Santa Catarina, Márcio Luiz Fogaça Vicari, representeando o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Desembargador Francisco Oliveira Neto; Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Conselheiro Herneus João de Nadal; Vice-presidente e Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, Desembargador Carlos Alberto Civinski; Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa; Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, Coronel Fabiano Bastos das Neves; Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Ulisses Gabriel; Perita-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza; Secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Mendes; Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Flávio Rogério Pereira Graff; Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza; Secretário de Estado da Comunicação, João Paulo Gomes Vieira; Procurador-Geral do Município de Florianópolis, Bruno Passos, representando o Prefeito de Florianópolis Topázio Neto; Coordenadora de Articulação Institucional da Federação Catarinense de Municípios, Dayana Mota e Coordenadora de Comunicação da Federação Catarinense de Municípios, Ana Schoeller, representando o Presidente da Federação Catarinense de Municípios, Kleber Wan-dall.