Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, realizou uma reunião no final da tarde desta segunda-feira (1º/4) no Edifício Campos Salles, em Florianópolis, com membros da força-tarefa "Cuidados Urbanos". O encontro foi organizado para avaliar os resultados das ações executadas ao longo do dia no entorno do viaduto de Campinas, na divisa entre os municípios de Florianópolis e São José. Também foi discutida a formalização do grupo coordenado pelo MPSC e composto pela Polícia Militar, Guardas Municipais, Conselhos de Segurança e órgãos municipais de Assistência Social dos municípios envolvidos.  

O titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, Promotor de Justiça Daniel Paladino, destaca que desde as 7 horas desta segunda-feira foram feitas intervenções no local, principalmente por parte do DNIT, que retirou os sacos de areia dispostos na parte inferior do viaduto para substituí-los por pedras. O objetivo é evitar que dependentes químicos acessem o local e utilizem o espaço como dormitório. Também foi retirado dali um grande volume de lixo depositado irregularmente nas redondezas. Os órgãos de Assistência Social de ambos os municípios permaneceram no local durante as atividades, de modo a conduzirem as pessoas em situação de vulnerabilidade social aos serviços disponíveis.   

"Como são muitas frentes de trabalhos envolvidas, marcamos esta reunião para avaliarmos os procedimentos realizados. Tivemos uma evolução bastante grande, a partir das ações realizadas nesta segunda-feira, principalmente no que toca à questão da infraestrutura, que ficou a cargo do DNIT. As abordagens sociais foram realizadas de forma bastante efetiva pelos dois municípios e quatro caminhões da Comcap recolheram enorme quantidade de lixo, portanto várias ações estão sendo pensadas simultaneamente", destaca.   

Segundo Daniel Paladino, todas as ações desenvolvidas serão apresentadas e discutidas no dia 30 de abril, em uma reunião ampliada que contará com a participação do Ministério Público de Santa Catarina, das Prefeituras de Florianópolis e São José - por meio de suas secretarias -, da Polícia Militar, das Guardas Municipais, do DNIT e do Conselho de Segurança do Centro de Florianópolis. Na ocasião também será oficializada a força-tarefa "Cuidados Urbanos".  

O encontro reduzido desta segunda-feira reuniu os comandantes dos batalhões da Polícia Militar que atuam na região para atualização de dados a partir das ações de hoje, principalmente quanto à questão da segurança pública. Participaram do encontro o Coronel Dutra, Comandante do 1º Comando Regional; a Tenente-Coronel Clarissa, Comandante do 22° BPM; o Tenente Coronel Von Knoblauch, Comandante do 7° BPM; o Coronel Cleber Pires, Comandante da 11° RPM; e o Presidente do Conseg do Centro de Florianópolis, Rodrigo Marques.