A Secretaria Municipal de Segurança Pública, além das atribuições inerentes, compromete-se a planejar e desenvolver projetos voltados ao combate à poluição sonora em Itajaí, envolvendo também a CODETRAN e a Guarda Municipal.
O Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcelo Luiz Szynkaruk Júnior, destaca que o órgão auxiliará todas as forças de segurança envolvidas para operar os sonômetros, após receber treinamento, para, junto ao Ministério Público, cumprir o dever de combater esse problema social com maior resolutividade. "A dificuldade, tanto nossa quanto das Polícias Militar ou Civil, é identificar testemunhas, para que possam ir à delegacia, para que o delegado possa encaminhar ao Ministério Público para denúncia à Justiça. Com esse protocolo de intenções, conseguimos facilidade na parte comprobatória", enfatiza.
"O que nos fez chegar até aqui foi a conclusão de que, quando os órgãos públicos atuavam de forma isolada, eles mesmos se sentiam impotentes, porque não conseguiam entregar à população a melhor solução para aquele caso. A partir do momento que o Ministério Público começou a articular essas ações, teve uma resposta muito positiva de todos os órgãos envolvidos, que buscavam uma resposta mais eficaz a esse problema", finaliza a Promotora de Justiça Ariadne Klein Sartori.