Heloísa Crescenti Abdalla Freire foi empossada no cargo de Procuradora de Justiça pelo Colégio de Procuradores de Justiça, presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, na noite de 10 de setembro, na sede do Ministério Público.
Heloísa Crescenti Abdalla Freire assina termo de posse
Heloísa Crescenti Abdalla Freirediscursa
Procurador de Justiça Raulino Jacó Brüning fez saudação à nova Procuradora de Justiça
Heloísa Crescenti Abdalla Freire alcançou, na noite de sexta-feira (10/9), o mais alto grau na carreira do Ministério Público de Santa Catarina. Empossada no cargo de Procuradora de Justiça pelo Colégio de Colégio de Procuradores de Justiça, presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, Heloísa foi recepcionada pelo Procurador de Justiça Raulino Jacó Brüning. O termo de posse foi lido na solenidade pelo Secretário do Colégio de Procuradores, Newton Henrique Trennepoh.
Heloísa foi promovida por merecimento e ocupará o quarto dos 10 novos cargos de Procurador de Justiça criados pela Lei Complementar n. 498/2010. Ela é a quinta mulher a alcançar o segundo grau do Ministério Público de Santa Catarina. A nova Procuradora de Justiça iniciou a carreira em 25 de abril de 1983 como Promotora de Justiça Substituta na 4ª Circunscrição de Itajaí, e foi Promotora de Justiça ainda nas Comarcas de Taió, Palmitos, São José, Itajaí e Capital.
Em seu discurso de saudação, Raulino Jacó Brüning disse que "sem dúvida, a partir de hoje, o segundo grau do Ministério Público do Estado de Santa Catarina e os cidadãos de maneira geral ganham um enorme reforço na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis". Brüning também lembrou que Heloísa foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Promotora de Justiça na Comarca de Taió em 1987.
Heloísa, em seu discurso de posse, disse que o Ministério Público é uma Instituição dinâmica, vanguardista, apaixonante. A nova Procuradora de Justiça também homenageou em seu discurso as primeiras representantes do sexo feminino no Ministério Público catarinense: as Procuradoras de Justiça Hercília Regina Lemke e Rosa Maria Garcia (já aposentada). "Elas foram o meu grande farol, o meu grande exemplo, o meu grande norte. Com elas aprendi a postura correta de uma mulher Promotora de Justiça, figura rara e ainda em construção no início da década de 80".
PRESENÇAS
Na solenidade de posse a mesa de autoridades foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto; pelo Desembargador Sérgio Torres Paladino, representando o Tribunal de Justiça; Corregedor-Geral do MPSC, Procurador de Justiça PauloRicardo da Silva; Secretário do Colégio de Procuradores, Newton Henrique Trennepohl; Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Mendes da Silveira; e pelo Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Promotor de Justiça Rui Carlos Kolb Schiefler.
Também prestigiaram a solenidade de posse o Comandante-Geral da Polícia Militar, Luiz da Silva Maciel, o padre Pedro José Koehler, representando o Arcebispo Metropolitano; a Delegada Aline Zimmermann; Desembargadores, Oficiais da Polícia Militar, Procuradores e Promotores de Justiça, Advogados, Servidores do MPSC e familiares da empossada.
Heloísa Crescenti Abdalla Freire: quinta mulher a integrar o Colégio de Procuradores de Justiça do MPSC
Heloísa Crescenti Abdalla Freire foi empossada no cargo de Procuradora de Justiça pelo Colégio de Procuradores de Justiça, presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, na noite de 10 de setembro, na sede do Ministério Público.