Julia Gomes de Oliveira, de 14 anos, aluna do nono ano, salientou que a palestra foi um grande aprendizado. "Foi uma oportunidade para nós sabermos sobre os nossos direitos e termos conhecimento de que temos uma grande equipe para nos ajudar quando precisarmos", disse.
O que é o Maio Laranja?
O Maio Laranja surgiu a partir de um caso brutal ocorrido em 18 de maio de 1973 em Vitória, no Espírito Santo. Na época, uma menina de 8 anos chamada Araceli foi sequestrada, sofreu violência sexual, foi drogada e assassinada. Os três réus acusados foram absolvidos em 1991.
Diante do caso, entidades de proteção e sociedade civil mobilizam indignação. Isso fomentou a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi sugerida para 18 de maio, dia do assassinato de Araceli, tornando-se oficial no ano 2000, com a aprovação da Lei Federal n. 9.970.
"A culpa não é sua"
No mês alusivo ao combate ao abuso sexual - o Maio Laranja -, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promove a campanha "A culpa não é sua". A campanha incentiva a denúncia de práticas abusivas e engloba diversas ações digitais ao longo do mês de maio nos canais de comunicação da instituição.
Saiba mais: "A culpa não é sua" é tema de campanha do MPSC em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes