O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, com a colaboração do Centro de Apoio do Consumidor - CCO, recomendou à Federação Catarinense de Futebol (FCF) a transferência da partida de futebol entre o Avaí Futebol Clube e o Criciúma Futebol Clube, no Estádio Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, marcada para o dia 10 de fevereiro, sábado de Carnaval, por questões de segurança pública.  

A recomendação foi feita pelo Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, após receber ofício do 4º Batalhão da Polícia Militar, dando conta de que, na data da partida, as forças de segurança em Florianópolis estarão concentradas no policiamento dos eventos de Carnaval, em especial o desfile de escolas de samba e o Bloco de Sujos, que em 2023 reuniu cerca de 200 mil pessoas, além de questões de mobilidade urbana.  

Mesmo nos dias subsequentes ao sábado, uma série de eventos carnavalescos nos bairros também dificultam a segurança na partida de futebol. Além do ofício foram realizadas reuniões com a Polícia Militar e a Federação Catarinense de Futebol, contando com a participação do Coordenador do Centro de Apoio do Consumidor, Leonardo Cazonatti Marcinko. 

Assim, o Promotor de Justiça recomendou a transferência da partida para data posterior ao período de Carnaval. Não sendo possível a transferência, que o jogo ocorra em horário não concomitante com os eventos carnavalescos agendados para o Centro.  

O Prazo para resposta da FCF quanto ao acatamento da recomendação é de 48h. "Diante dos fatos apontados em relação aos riscos, na hipótese de não atendimento, de falta de resposta, ou de resposta considerada inconsistente, o Ministério Público de Santa Catarina adotará as medidas judiciais cabíveis à obtenção do resultado pretendido com a Recomendação, sendo responsabilizados a organização do evento e o clube mandatário do jogo pelos possíveis danos provocados pela falta de segurança", asseverou o Promotor de Justiça.