Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Associação Cidadania em Ação - Caixa Solidária celebraram nesta sexta-feira (15/3) o Termo de Cooperação Técnica n. 012/2024, que objetiva a instalação, pela Associação Cidadania em Ação, de pontos de entrega voluntária (PEV) para uma campanha permanente de arrecadação de donativos nas sedes próprias do MPSC.

O termo foi assinado pela Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPSC, Ariadne Clarissa Klein Sartori, pelo presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Promotor de Justiça Alexandre Estefani, e pelo presidente da Associação Cidadania em Ação - Caixa Solidária, Paulo Cesar Vargas, no seminário nacional "Mudanças climáticas: ciência, lei e ação para um futuro sustentável", que aconteceu nos dias 14 e 15 de março na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSC, em Florianópolis.

"Este é mais um passo que o Ministério Público dá para se tornar uma instituição mais sustentável e ainda mais responsável com suas ações. Ao longo do último ano nós passamos a implementar as práticas ESG, buscando uma gestão com foco ambiental, social e de governança. O projeto da caixa solidária vem ao encontro dessas iniciativas, beneficiando a população como um todo", disse a Subprocuradora-Geral de Justiça Ariadne Clarissa Klein Sartori.

Para o Promotor de Justiça Alexandre Estefani, a parceria é uma maneira de buscar a solução para um grande problema atual. "É um orgulho para nós da ACMP sermos parte de mais esse projeto social e contribuir com a sociedade por meio dessa atuação", afirmou.

"Depois da indústria do petróleo, a roupa é o segundo item mais poluente do mundo. Roupa é lixo e nós estamos enterrando isso na natureza, que nos devolve com alteração do clima e desastres socioambientais. Por isso a caixa solidária nasceu, para cuidar das pessoas, recolher lixo e promover a conscientização sobre esse assunto", declarou o presidente da Associação Cidadania em Ação, Paulo Cesar Vargas.

Entenda o projeto

Anualmente, são produzidas 32 bilhões de peças de roupas no mundo, e 64% acabam em aterros sanitários sem tratamento. Diante desse cenário, o termo de cooperação assinado nesta sexta-feira promove uma campanha permanente de arrecadação no MPSC, por meio da implementação efetiva dos PEVs nas principais sedes da instituição. O projeto visa proporcionar facilidade de acesso para a população local e maximizar a coleta de materiais têxteis pós-consumo.

O sistema de coleta e distribuição acontece da seguinte forma: as doações (roupas, calçados, acessórios, meias, bonés, gorros, toalhas, lençóis e outros tipos de tecidos) podem ser depositadas por toda a sociedade nas caixas solidárias disponíveis nos prédios do MPSC. Semanalmente, os itens são recolhidos pela associação e encaminhados para triagem e distribuição, contribuindo para o aumento da solidariedade, a redução do desperdício e a preservação do meio ambiente.

Para garantir a transparência do processo, a caixa solidária conta com um portal social e uma plataforma digital de gestão e rastreabilidade.