GEAC
O GEAC mantém sua função originária, que é atuar em conjunto com os Promotores e Procuradores de Justiça nas investigações e ações mais graves e complexas, cíveis e criminais, na área da moralidade administrativa. Com a reestruturação, recebe mais duas responsabilidades.
Além na atuação nos crimes praticados por Prefeitos, o GEAC - junto com o GAECO - passa a auxiliar os Promotores de Justiça, sempre que solicitado, no planejamento de investigações de crimes mais complexos. O objetivo é prestar assessoramento em expertise investigativa, por meio da elaboração de planos de investigação individualizados.
Força-tarefa integrada e em novo modelo de atuação
Na manhã desta sexta-feira (26/4), os comandos dos órgãos que integram o GAECO reafirmaram, em encontro com o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, e com todos os integrantes da força-tarefa, na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a importância do trabalho integrado e a relevância do novo modelo de atuação.
O Secretário de Estado da Segurança Pública e Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, o Secretário de Estado da Fazendo, Paulo Eli, o Delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Norberto Koerich, e o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jean Coelho, inicialmente, às 8 horas, foram recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fábio de Souza Trajano, pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Alexandre Estefani, e pelo Coordenador estadual do GAECO, Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin.
Logo em seguida, todos participaram da abertura do encontro de integração e padronização de estratégias de atuação de todos os integrantes da força-tarefa. No encontro, o Delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Norberto Koerich, reafirmou o compromisso da parceria com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina e com a sociedade catarinense.
Koerich afirmou, ainda, que juntos irão escrever um novo capítulo e um novo momento da história de Santa Catarina. "Todos nós temos responsabilidade para com as instituições, mas acima disso para com o Estado de Santa Catarina e para com a sociedade catarinense. Que o exemplo de hoje sirva de modelo para outras instituições, para outros estados, pois os objetivos são comuns", ressaltou.
O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em SC, Jean Coelho, afirmou que a integração é o ponto fundamental para o combate ao crime organizado. "A sociedade anseia por mais segurança e só com integração e sinergia conseguimos avançar e combater a criminalidade com força e determinação. A PRF está aqui à disposição para colaborar", complementou.
Já o Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, enfatizou a necessidade de combater a sonegação, que, segundo as pesquisas do Instituto Ethos de São Paulo, representa 20% do PIB. "A fragmentação é o ponto fraco de toda organização. Por isso, devemos trabalhar com troca de informações, com objetivos comuns, para reduzir a criminalidade e aumentar a arrecadação. Então Dr. Comin, eu louvo essa iniciativa de dar um 'up' (no GAECO)", afirmou.
O Secretário de Estado da Segurança Pública e Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, agradeceu a oportunidade de continuar fazendo parte da força-tarefa e reiterou a disposição da PM de colaborar. "Saúdo pela iniciativa do projeto que tem características bem catarinenses. Pega o que já era bom - os GAECOs são um case de sucesso - e vira a chave, potencializando com inovação e criatividade o que há de melhor. Nós acreditamos nesse projeto. Essa crença se transforma em esforço, colaboração e cooperação", disse.
No final do encontro, cada um dos chefes dos órgãos que integram o GAECO recebeu das mãos do PGJ um relatório das atividades da força-tarefa desenvolvidas em 2018.
Portal do GAECO
Durante a manhã desta sexta-feira (26/4), também foi lançado e apresentado o Portal do GAECO, um site que reúne aplicativos que possibilitam a análise de dados e pode ser acessado por todos os integrantes da força-tarefa. O Portal foi desenvolvido pela Gerência de Ciência de Dados do MPSC em parceria com os integrantes da força-tarefa. Paralelamente, os coordenadores e integrantes da força-tarefa se reuniram para alinhar estratégia de atuação.
Ao final do encontro, o Promotor de Justiça da Paraíba Octavio Celso Gondin Paulo Neto palestrou sobre Analytics e investigação criminal.