Post

Nesta quinta-feira (27/6), o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em suporte à 1ª Promotoria de Justiça de Imbituba, realizou capacitação sobre o Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (PISC). Realizada na Câmara de Vereadores de Imbituba, a capacitação para aproximadamente 40 pessoas buscou qualificar as equipes interdisciplinares que prestam serviços à pessoa idosa. Após o evento, o Município de Imbituba comprometeu-se a implementar o protocolo, que já existe, mas ainda não funcionava na prática.  

De acordo com a Promotora de Justiça da 1ª PJ da Comarca de Imbituba, Sandra Goulart Giesta da Silva, a presença da equipe do CDH foi muito importante para capacitar a rede na implementação do Protocolo PISC em Imbituba. "A partir das orientações, os órgãos compreenderão melhor as atribuições de cada um e a importância do atendimento intersetorial, contribuindo não só para o combate à violência contra a pessoa idosa de forma mais ágil, mas também para a prevenção de futuras situações de violência", disse.   

A Coordenadora do CDH, Promotora de Justiça Ana Luisa de Miranda Schlichting, destacou que a capacitação "é uma oportunidade para troca de experiências e planejamento das ações". "Provocamos a reflexão de todas as pessoas que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa para que suas ações sejam técnicas e sempre pautadas com respeito à autonomia e à vontade deste grupo populacional", completou.  

Além da Coordenadora do CDH, estiveram presentes a Assistente Social Daniele Beatriz Manfrini e a estagiária de Serviço Social Rafaela da Silva Figueiredo Rocha.  

Sobre as capacitações  

As capacitações são parte do processo de implementação e avaliação periódica do Protocolo PISC. Elas visam garantir que os profissionais da rede intersetorial estejam continuamente preparados para oferecer um atendimento qualificado e humanizado a esse público, prevenindo e combatendo a violência contra a pessoa idosa de maneira eficiente.  

Sobre o Protocolo PISC  

Considerado uma estratégia fundamental para a prevenção da violência contra a pessoa idosa e um requisito básico para o atendimento qualificado e humanizado dessa parcela da população, o Protocolo PISC foi criado para servir como referência a todos os 295 municípios de Santa Catarina. A proposta é que cada localidade adeque o protocolo à realidade socioeconômica e político-cultural em que os serviços de proteção à pessoa idosa estão postos. Para que esse marco realmente se converta em políticas públicas nos municípios, o Protocolo PISC fornece um material com instruções teóricas e práticas.  

O Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos pode fornecer maiores informações às Promotorias de Justiça interessadas na implementação do Protocolo e também auxiliar na realização de capacitações nos municípios. Os documentos oficiais do Protocolo PISC podem ser acessados aqui.